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dc.creatorLETÍCIA DA SILVA GOMES-
dc.date.accessioned2021-06-14T20:05:38Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:18Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3779-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research developed in the Graduate Program in Language Studies of Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). We discusses the formation of the literary reader in the school, from the textbook Português: Linguagens, of Cereja and Magalhães (2015), used in the 6th year of the Municipal School network of Campo Grande, Mato Grosso do Sul, in addition to other regions of Brazil. The focus of analysis of the material is focused on how the literary texts are addressed, that is, what activities are proposed from them and, as a consequence of this investigation, propose suggestions of work in the classroom based on the texts proposed in the book didactic, contributing to the optimization of time and resources, which can contribute to the action of the teacher in the process of formation of the literary reader in school. In the research path, we conducted a theoretical survey on the history of reading, discussed the label "infantile" and "child-juvenile", we address the importance of reading and the literary reader, discussing the formation of the literary reader and, finally, literature and textbook. The objective of the analysis, from a qualitative and interpretative perspective, is to discuss the formation of the literary reader in elementary school, as well as to present alternatives that contribute to the pleasure of literary reading, disconnected from a series of exercises related to the model of annotation of answers, widely proposed in the textbook analyzed. The results show that the textbook generally adopts an approach linked to the search and reproduction of information exposed in the text, as a way to test the student's understanding of the narrative. This perspective can make the material an arid soil in the process of blossoming from literary reading, however, the alternatives adopted by the teacher contribute to the transformation of this scenario. Key-words: Reader training; Textbook; Elementary School; Reading-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectformação do leitor literário-
dc.subjectlivro didático-
dc.subjectensino fundamental-
dc.subjectleitura-
dc.titleLivro Didático: um solo fértil ou árido para o desabrochar do leitor literário?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Nela discutimos a formação do leitor literário na escola com base nas propostas do livro didático Português: Linguagens, de Cereja e Magalhães (2015), utilizado no 6º ano da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, além de outras regiões do Brasil. O foco de análise do material está voltado para que atividades são desenvolvidas a partir dos textos literários e, como consequência desta investigação, apresentar sugestões de complementação dos trabalhos em sala de aula com base nesses textos. Desse modo, as sugestões devem contribuir para a otimização de tempo e recursos, além de favorecer a ação do professor no processo de formação do leitor literário na escola. No percurso da pesquisa, realizamos levantamento teórico acerca da história da leitura, discutimos o rótulo “infantil” e “infantojuvenil”, abordamos a importância da leitura e do leitor literário, discorremos sobre a formação do leitor literário e, por fim, a respeito da literatura e o livro didático. O objetivo da análise, de perspectiva qualitativa e interpretativista, é discutir sobre a formação do leitor literário no ensino fundamental, bem como apresentar alternativas que contribuam com o prazer da leitura literária, sem estar necessariamente vinculada a uma série de exercícios relacionada ao modelo de anotação de respostas, amplamente proposto no livro didático analisado. Os resultados evidenciam que o livro didático adota, de modo geral, uma abordagem ligada à busca e reprodução de informações expostas no texto, como forma de testar a compreensão do aluno em relação à narrativa. Essa perspectiva pode fazer do material um solo árido no processo do desabrochar da leitura literária, no entanto, as alternativas adotadas pelo professor podem contribuir na transformação desse cenário. Palavras-chave: formação do leitor literário; livro didático; ensino fundamental; leiturapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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