Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCremoneze, Marcielli de Lemos-
dc.creatorCiríaco, Klinger Teodoro-
dc.creatorFaustino, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2021-03-25T19:39:13Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:48Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.isbn978-65-86943-34-4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3597-
dc.description.abstractIt presents results and referrals of a collaborative work experience with teachers who will teach Mathematics. In the scope of the processes undertaken, it aims to understand to what extent the dynamics of the “Group of Collaborative Practices in Mathematical Education in the early years” (GPCEMai / UFMS) it contributes to the mobilization of knowledge about the teaching of future teachers of the Pedagogy degree at Campus Naviraí (CPNV). To this end, the data were produced in the context of an active group in order to monitor the dynamics chosen for studies and reflections during 2018: problem solving. The strategic action research was the methodological approach, in the field of qualitative research, adopted for the treatment of the data of the dynamics instituted in the interaction processes between the research collaborators: 4 teachers in initial training, these being Alice, Amanda, Larissa and Frederico . The results show that the insertion of future teachers, in the GPCEMai / UFMS, contributed, in a great way, to institute a formative culture in the perspective of professional development and insertion in mathematical teaching and learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectMatématicapt_BR
dc.subjectPegadogiapt_BR
dc.titleLicenciandos em pedagogia e o “País das maravilhas da matemática”: aprendizagens e saberes mobilizados pela colaboraçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoApresenta resultados e encaminhamentos de uma experiência de trabalho colaborativo com professores que ensinarão Matemática. No escopo dos processos empreendidos, objetiva compreender em que medida a dinâmica do “Grupo de Práticas Colaborativas em Educação Matemática nos anos iniciais” (GPCEMai/UFMS) contribui para a mobilização de saberes sobre a docência de futuros professores da licenciatura em Pedagogia do Campus Naviraí (CPNV). Para este fim, os dados foram produzidos no contexto de um grupo em exercício na perspectiva de acompanhar a dinâmica elegida para estudos e reflexões durante o ano de 2018: a resolução de problemas. A pesquisa-ação estratégica fora a abordagem metodológica, no campo da pesquisa qualitativa, adotada para o tratamento dos dados da dinâmica instituída nos processos de interação entre os colaboradores da investigação: 4 professores em formação inicial, sendo estes Alice, Amanda, Larissa e Frederico. Os resultados apontam que a inserção de futuros professores, no GPCEMai/UFMS, contribuiu, sobremaneira, para instituir uma cultura formativa na perspectiva do desenvolvimento profissional e inserção nos processos de ensino e aprendizagem matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
_LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA E O “PAÍS DAS MARAVILHAS DA MATEMÁTICA_09-04.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.