Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Ercilia Mendes-
dc.date.accessioned2018-04-13T13:12:34Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3413-
dc.description.abstractCom a evolução das tecnologias e a popularização de softwares que abordam informações geográficas estes surgem como recursos pedagógicos que podem auxiliar o processo de ensino/aprendizagem nas escolas, exigindo assim conhecimento por parte do professor e aluno. Assim, a presente Dissertação realiza um levantamento e avalia alguns softwares gratuitos de Sistema de informação Geográfica (SIG) e Portais e os relaciona com os conteúdos de geografia propostos no Referencial Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul. O procedimento metodológico foi definido como estudo de caso e a abordagem qualitativa. Com a finalidade de definir quais seriam os critérios básicos para a avaliação de um software, criou-se um Cheklist com treze itens que norteiam a metodologia desta etapa, considerando alguns aspectos como clareza no comando, tempo de resposta, possibilidade de inclusão de novos elementos, entre outros. Foram criados dois questionários, o primeiro com trinta questões abertas e fechadas, com a finalidade de delinear o perfil do professor colaborador e sua metodologia de trabalho; o segundo com vinte questões fechadas com caráter avaliativo respondido pelo Professor Colaborador ao final da aula na Sala de Tecnologia Educacionais (STE), avaliando a funcionalidade do aplicativo. Como resultado, caracterizou-se os softwares avaliados e os relacionou com os conteúdos e respectivas séries previstas no Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado, que norteia o Plano de Aula do professor. Neste item apresenta-se ainda o resultado da análise dos treze critérios relacionados aos recursos dos aplicativos. São descritos o resultado dos dois questionários aplicados ao Professor Colaborador e a aula ministrada para o 6º ano, da Escola Estadual Roberto Scaff, Anastácio, Mato Grosso do Sul, com a participação de onze estudantes, na faixa etária variando entre 11 a 16 anos. Os resultados demonstraram que o Professor Colaborador considerou adequado o conteúdo de sua disciplina com a ferramenta utilizada, ocorreu uma interação entre professor e educandos, assim como o Portal correspondeu satisfatoriamente considerando a capacidade dos computadores existentes na STE da referida escola.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - With the evolution of technologies and the popularization of software that deal with geographical information, these appear as pedagogical resources that can aid the teaching / learning process in schools, thus requiring knowledge on the part of the teacher and student. Thus, the present dissertation surveys and evaluates some free software of Geographic Information System (GIS) and Portals and relates them to the contents of geography proposed in the Curricular Framework of the State of Mato Grosso do Sul. The methodological procedure was defined as a study and the qualitative approach. In order to define the basic criteria for evaluating a software, a Cheklist was created with thirteen items that guide the methodology of this step, considering some aspects such as clarity in the command, response time, possibility of inclusion of new elements, among others. Two questionnaires were created, the first one with thirty open and closed questions, with the purpose of outlining the profile of the collaborating professor and his methodology of work; The second with twenty closed questions with evaluation character answered by the Collaborating Professor at the end of the class in the Educational Technology Room (STE), evaluating the functionality of the application. As a result, the softwares evaluated were characterized and related them with the contents and respective series predicted in the Curricular Referential of the State Basic Education, which guides the Class Plan of the teacher. This item also presents the result of the analysis of the thirteen criteria related to the applications resources. The results of the two questionnaires applied to the Collaborating Teacher and the sixth grade class taught by the Roberto Scaff State School, Anastácio, Mato Grosso do Sul, with the participation of eleven students, ranging in age from 11 to 16, are described. The results showed that the Collaborating Professor considered the content of his subject to be adequate with the tool used, an interaction between teacher and students occurred, as well as the Portal corresponded satisfactorily considering the capacity of the computers in the STE of said school.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware Gratuitopt_BR
dc.subjectGeography - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectOpen Source Softwarept_BR
dc.titleGeotecnologia como recurso didático para professores de geografia no ensino fundamental da rede estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jaime Ferreira da-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Geografia (Campus de Aquidauana)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.