Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3186
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dc.creatorLopes, Fernanda Kintschner-
dc.date.accessioned2017-07-24T13:52:58Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3186-
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa é um estudo sobre os projetos de observatórios de imprensa que são mantidos no âmbito das universidades brasileiras. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a importância dos observatórios e da prática do media criticism (crítica de mídia). Foram levantadas 19 iniciativas de observatórios acadêmicos, ligados aos cursos de Comunicação Social/Jornalismo, sendo 12 consideradas ativas e sete inativas. Para a análise de cada observatório de imprensa acadêmico foi feita uma pesquisa descritiva para entender a natureza, atuação e contribuição à formação jornalística. Os observatórios ativos produziram um total de 311 observações em 2015. Destas, 117 foram especificamente críticas à imprensa, sendo selecionadas para a análise descritiva nesta pesquisa. Ao final deste estudo foi possível constatar a importância da manutenção dos observatórios acadêmicos para a formação do jornalista e para a melhoria dos processos e produtos jornalísticos, assim como as fragilidades da crítica de mídia acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This dissertation is a research about the press observatories projects that are held within the brasilian universities. For this purpose, a literature search on the importance of the observatories and the practice of the media criticism was performed. Nineteen academic observatories initiatives were studied, related to Social Communication / Journalism courses, twelve considered active and seven inactive. For the analysis of each academic press observatory, a descriptive survey was conducted to understand the nature, operation and contribution to journalistic training. The active observatories produced a total of 311 observations in 2015. Of these, 117 were specifically critical of the press, being selected for the descriptive analysis in this research. At the end of this study, we determined the importance of maintaining these academic observatories for the training of journalists and for the improvement of processes and journalistic products, as well as the weaknesses of the academic media criticism.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN - Esta investigación es un estudio de los proyectos de observatorios de prensa que se llevan a cabo dentro de las universidades. Para eso, se ha realizado una búsqueda en la literatura sobre la importancia de los observatorios y la práctica de lo "media criticism" (crítica de los medios). Se plantearon 19 iniciativas académicas de observatórios relacionados con los cursos de Comunicación Social / Periodismo, doce considerados activos y siete inactivos. Para el análisis de cada observatorio de prensa académico un estudio descriptivo se realizó para comprender la naturaleza, la función y la contribución a la formación periodística. Los observatorios activos produjeron un total de 311 observaciones en 2015. De estos, 117 fueron específicamente crítico de la prensa, siendo seleccionados para el análisis descriptivo de esta investigación. Al final de este estudio, se determinó la importancia de mantener estos observatorios académicos para la formación de periodistas y para la mejora de los procesos y productos periodísticos, así como las debilidades de la crítica de la media académica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação de Massa e Educaçãopt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectJornalismo Universitáriopt_BR
dc.subjectMass Media and Educationpt_BR
dc.subjectPresspt_BR
dc.subjectJournalism, Collegept_BR
dc.titleObservatórios de imprensa acadêmicos brasileiros: natureza, atuações e contribuições à formação jornalísticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Gerson Luiz-
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