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dc.creatorSilva, Mayara Martins da Quinta Alves da-
dc.date.accessioned2017-07-20T17:38:06Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3181-
dc.description.abstractParte integrante dos estudos de Comunição e Saúde (C&S) do Núcleo em Comunicação e Saúde (NSCMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, esta pesquisa quanti-qualitativa visa, através de uma análise de conteúdo, verificar e compreender a inserção da informação sobre emagrecimento vinculado ao sobrepeso e à obesidade na Revista Saúde, de Campo Grande-MS, de setembro de 2012 a setembro de 2015, partindo da percepção de que a midiatização da obesidade é um fenômeno a ser compreendido. Demonstra-se, neste trabalho, a complexidade da temática saúde, do jornalismo segmentado e da hibridização entre publicidade e jornalismo, nos publieditoriais desta revista. Os resultados demonstram que nas matérias relacionadas à obesidade e emagrecimento há um ocultamento do trabalho jornalístico, sendo todas elaboradas em formato publieditorial com autoria de profissionais da saúde e finalidade de divulgação. Como aspecto positivo, evidenciou-se a contextualização das pautas com informações relativas à saúde e pesquisas científicas. Nota-se, também, que a perda de peso é foco primário no corpus analisado, sendo 65% dos publieditoriais sobre métodos cirúrgicos para o emagrecimento, comprovando a influência midiática deste tipo de tratamento.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Component part of the studies of Comunication and Health (C&H) from the Center of Communication and Health (NSCMA) from Federal University of Mato Grosso do Sul, this qualitative and quantitative data analysis tool aims, through an content analysis, verify and understand the information’s insertion about weight loss bounded to overweight and obesity in Saúde Magazine, from Campo Grande-MS, assuming that the mediatization on obesity is a phenomenon to be understood. This work demonstrates the complexity of health theme, of segmented journalism and the hybridization between advertising and journalism. The results demonstrates that in the articles related to obesity and weight loss the journalistic work is hidden, all them prepared on publieditorial shape, written by health workers with the main objective of propagation. As positive aspect, it became clear the context of journalistic agendas related to health and scientific reasearch. It’s also observed that weight loss is the primary focus in the analyzed corpus, such 65% of publieditorials are about surgical methods for slimming, proving media influence around this kind of treatment.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde na Comunicação de Massapt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectEmagrecimentopt_BR
dc.subjectEditoriaispt_BR
dc.subjectHealth in Mass Mediapt_BR
dc.subjectObesitypt_BR
dc.subjectWeight Losspt_BR
dc.subjectEditingpt_BR
dc.titleEmagrecimento e obesidade no publieditorial da revista Saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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