Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3179
Tipo: Dissertação
Título: Hibridização da informação e conflitos de campo no ciberespaço : análise a partir de informes publicitários do site Campo Grande News
Autor(es): Fraga, Bruno Navarros
Primeiro orientador: Silva, Marcos Paulo da
Abstract: O ciberespaço gera transformações significativas na produção e no consumo de informação, de modo a possibilitar interatividade praticamente imediata entre o público e veículos de comunicação. É responsável, assim, por potencializar diversos fenômenos informativos; entre eles, a hibridização entre jornalismo e publicidade. Para convencer leitores a consumir determinado produto ou serviço, marcas investem no marketing de conteúdo como estratégia para obter forma similar às notícias em diferentes sites, portais, redes e demais plataformas virtuais. Tal prática resulta em um híbrido "publijornalístico", fruto da troca mútua de elementos textuais, discursivos e estéticos entre ambas as áreas. O objetivo desta pesquisa é contextualizar e refletir sobre a hibridização entre o jornalismo e a publicidade no ciberespaço, de modo a problematizar sobre: a ética da informação; a relação contratual simbólica entre profissionais da comunicação e o público-leitor - processo que abrange valores como veracidade, credibilidade e objetividade -; e os conflitos de identidade profissional que influenciam os fazeres do jornalista e do publicitário no ambiente digital. Para alcançar tais objetivos, analisam-se informes publicitários do cibermeio regional Campo Grande News, além de entrevistas com profissionais da comunicação e leitores.
ABSTRACT - Cyberspace generates significant transformations in the production and consumption of information, so as to enable practically immediate interactivity between the public and communication vehicles. It is responsible, therefore, for potentiating various informative phenomena; among them, the hybridization between journalism and publicity. To persuade readers to consume a particular product or service, brands invest in content marketing as a strategy to get similar to news on different websites, portals, networks and other virtual platforms. This practice results in a hybrid "publijornalistic", results of the mutual exchange of textual, discursive and aesthetic elements between both areas. The objective of this research is to contextualize and reflect on the hybridization between journalism and advertising in cyberspace, in order to problematize on: the ethics of information; the symbolic contractual relationship between communication professionals and the reader-audience - a process that encompasses values such as veracity, credibility, and objectivity; and the conflicts of professional identity that influence the actions of journalists and advertisers in the digital environment. To achieve these objectives, we analyze advertising reports from the regional website Campo Grande News, as well as interviews with communication professionals and readers.
Palavras-chave: Jornalismo
Publicidade
Ciberespaço
Journalism
Publicity
Cyberspace
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3179
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.