Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3051
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Glaucia Maria Queiroz de-
dc.date.accessioned2017-03-28T15:00:02Z-
dc.date.available2021-09-30T19:58:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3051-
dc.description.abstractNo ensino de matem_atica sempre existiram muitos estudos e pesquisas buscando, em sua maioria, alternativas para aprimorar e dinamizar o tra- balho do professor em sala de aula. Os fatores que motivaram o presente trabalho foram facilitar a abordagem do tema pelos docentes e melhorar o interesse e a compreens~ao dos discentes em rela_c~ao ao estudo da Trigono- metria, pois durante os mais de 20 anos de magist_erio, pode-se constatar a grande di_culdade dos alunos em rela_c~ao ao conte_udo. A trigonometria _e um conte_udo de extrema import^ancia no curr__culo do ensino m_edio, pois proporcionar_a aos alunos as habilidades necess_arias para a compreens~ao de v_arios conceitos na f__sica e fen^omenos naturais que usam fun_c~oes peri_odicas para serem retratados. O presente trabalho prop~oe um estudo dos prin- cipais conceitos e de_ni_c~oes necess_arios para que o ensino e aprendizagem da Trigonometria na educa_c~ao b_asica tenham uma maior consist^encia, com demonstra_c~oes e gr_a_cos, facilitando a visualiza_c~ao, interpreta_c~ao e compre- ens~ao dos conceitos trigonom_etricos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - There have always been many studies in the teaching of Mathematics, most of which searching for alternatives to improve and dynamize the te- acher's work in his/her classroom. The main reasons that motivated the present work were to facilitate the educators' approach of the theme and enhance pupils' interest and comprehension of what concerns the study of Trigonometry. Over more than 20 years of teaching, I have been able to no- tice a great difficulty of the students regarding this subject. Trigonometry is a subject of extreme importance in the high school course, since it provides students with the necessary abilities to understand several physics and natu- ral phenomena concepts, which use periodic functions to be demonstrated. This work proposes a study of the main concepts and de_nitions which are essential for the teaching of Trigonometry in elementary education to be more consistent, counting on practical demonstrations and graphs, facilitating the visualization, interpretation and comprehension of the trigonometrical con- cepts.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInteligência Artificial - aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectMathematics - study and teachingpt_BR
dc.subjectArtificial Intelligence - educational applicationpt_BR
dc.titleTrigonometria : um estudo teórico e seu ensino em sala de aula com o auxílio do software Geogebrapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Fernando Pereira de-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trigonometria um estudo teorico e seu.pdf7,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.