Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Adriana Cristina Pavoni de-
dc.date.accessioned2017-02-13T17:54:10Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3023-
dc.description.abstractA doença crônica na adolescência pode ser definida como uma situação que altera o funcionamento do corpo do adolescente em longo prazo, requer assistência e acompanhamento por profissionais de saúde. O diabetes é uma condição crônica grave, de evolução lenta e progressiva, que necessita de tratamento intensivo e orientação adequada, que permitam prevenir ou retardar as complicações agudas e crônicas da doença. O adoecimento na adolescência é um fenômeno causador de várias modificações, podendo significar para o adolescente um não ser igual. O adolescente geralmente vivencia essas mudanças em diversos aspectos de sua vida, experimentando novos sentimentos e emoções, complicações na saúde física, mudanças comportamentais e restrições sociais. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender a experiência do adolescente com o diabetes mellitus tipo 1. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fenomenológica na perspectiva de Merleau-Ponty. Participaram do estudo quinze adolescentes com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, atendidos no ambulatório de diabetes do Centro de Especialidades Médicas, pelo programa Diabetes Infanto-Juvenil do município de Campo Grande/MS. A coleta de dados deu-se por meio da utilização de entrevista e questão norteadora: “conta para mim, como é para você ter diabetes na sua idade?”. Os discursos foram reproduzidos exatamente como foram expressos e, após a transcrição na íntegra, foram realizadas repetidas leituras, extraindo-se, assim, as unidades de significado e, posteriormente, as categorias e os temas que expressam o fenômeno. Os temas: tendo a vida modificada pelo diabetes mellitus e manejando a vida a partir do diabetes mellitus expressam a experiência do adolescente com diabetes mellitus. Para ele, o diabetes é um fenômeno que modifica a sua vida, causa impacto, impõe limitações, é chato, ruim, causa medo, é uma experiência difícil, que o faz sentir-se diferente. Para conviver com essa condição crônica, o adolescente precisa manejar a sua vida a partir da doença, tentando se adaptar a ela e sendo ajudado pela família e amigos. A busca por desvelar a experiência do ser-adolescente-com diabetes mellitus permitiu ampliar a compreensão de sua experiência a partir de si mesmo, aproximar do seu mundo-vida e percebê-lo em sua totalidade, com seus sentimentos, percepções e vivências. Deseja-se com este estudo dar visibilidade à experiência do adolescente com diabetes, a fim de possibilitar a organização dos serviços de atendimento, de ações voltadas às suas demandas bem como a proposição de políticas públicas em saúde voltadas ao adolescente com diabetes. O enfermeiro pode motivar o adolescente a adquirir conhecimentos e a desenvolver habilidades para incorporar as mudanças de hábitos impostas pelo diabetes, visando ao controle metabólico e melhor qualidade de vida. Desta forma, respeita-se a essência do ser adolescente, que se depara com uma condição diferente da qual estava habituado antes do diagnóstico. Tal condição exige adaptações que restringem a sua autonomia. Conhecer o adolescente e o diabetes é relevante para a compreensão das singularidades que compõem essa fase da vida e que, associadas à condição crônica, trazem implicações de grande significado para ele. Essa compreensão propicia ao profissional da saúde o contato, a escuta e a aproximação com o ser-adolescente-com diabetes, estreitando os laços. Esse entendimento terá grande valor no cuidado prestado a esse adolescente.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Chronic illness in adolescence can be defined as a situation amending the teenager's body functioning in the long term requires assistance and monitoring by health professionals. The Diabetes is a serious chronic condition, of slow and progressive evolution, which requires intensive care and proper guidance, to prevent or delay the acute and chronic complications of the disease. The illness in adolescence is a causative phenomenon of various modifications, it can mean for the teen one not be equal. The teenager usually experiences these changes in various aspects of your life, experiencing new feelings and emotions, complications in physical health , behavioral changes and social constraints. From this perspective, this study aims to understand the adolescent's experience with Diabetes Mellitus, Type 1. It is a phenomenological qualitative research from the perspective of Merleau -Ponty. Participated in the review, fifteen adolescents diagnosed with Diabetes Mellitus, Type 1 treated at the diabetes clinic of Medical Specialties Center, from the program Diabetes Children and Youth in the city of Campo Grande/MS. Data collection took place through the use of guiding interview and question: "tell for me, how is for you to have diabetes at your age?". The speeches were reproduced exactly as they were expressed and, after the full transcript, were performed repeated readings by extracting thus the meaning units and subsequently the categories and themes that express the phenomenon. The themes: having life modified by diabetes mellitus and managing life from diabetes mellitus express adolescent experience with diabetes mellitus. For him, diabetes is a phenomenon that changes your life, cause impact, imposes limitations, it's boring, bad, cause fear is a difficult experience that makes you feel different. To live with this chronic condition, the teenager needs to manage their lives from the disease, trying to adapt to it and being helped by family and friends. The search for unveiling the experience of being-teen-with diabetes mellitus made it possible to broaden the understanding the your experience as from yourself, approach the his life-world and perceive it in its entirety, with his feelings, perceptions and experiences. Want this study give visibility to the adolescent experience with diabetes in order to enable the organization of care services, actions directed to their demands as well as the proposal of public policies aimed at the adolescent with diabetes. The nurse can to motivate the adolescents to acquire knowledge and develop skills to incorporate the changes in habits, imposed by diabetes, targeting the metabolic control and a better quality of life. So, it is respect the essence of to be teenager, who is faced with a different condition of which you accustomed before the diagnosis. This condition requires adaptations that restrict their autonomy. Know the teenager and diabetes is relevant to the understanding of singularities that make up this phase of life and that, associated with the chronic condition, bring very significant implications for him . This understanding propitiates to the health professional the contact, the listening and the approach with the being-teen-with diabetes, narrowing the ties. This understanding will have great value in the care provided to this teenager.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus Tipo 1pt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.subjectDiabetes Mellitus, Type 1pt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectPediatric Nursingpt_BR
dc.titleA percepção do adolescente com diabetes mellitus tipo 1 sobre sua condição de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Cristina Brandt-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A percepção do adolescente com diabetes mellitus tipo 1 sobre sua condição de saúde.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.