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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Joelma de Souza-
dc.date.accessioned2017-02-09T18:12:34Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:40Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3020-
dc.description.abstractEste estudo de caso teve como objetivo investigar a constituição da docência de professores de Educação Física que atuam na EJA da rede estadual de ensino de Campo Grande, MS, a partir de seus percursos formativos e profissionais. O foco da pesquisa foi o olhar do próprio professor acerca da sua atuação na EJA, buscando desvelar os desafios vivenciados em seu trabalho pedagógico, considerando a configuração peculiar das turmas, bem como na escola, na relação com os seus pares, tendo em vista que, para muitos, o trabalho na EJA é mantido em segundo plano. Tomando como referência a perspectiva teórica bourdieusiana, a análise partiu do pressuposto de que os professores de Educação Física que atuam na EJA manifestam formas diferentes de pensar e de reagir diante dos contextos vivenciados com os alunos, a partir de suas condições de existência vivenciadas em sua trajetória familiar, de escolarização e de formação. Numa abordagem qualitativa como procedimento metodológico, contou com mapeamento da EJA no estado de Mato Grosso do Sul, evidenciando o espaço ocupado pela Educação Física; apreciação dos projetos pedagógicos de curso para o Ensino de EJA; entrevista com quatro professores que atuam na EJA da rede estadual de ensino de Campo Grande, MS. De acordo com a análise dos dados, os professores são oriundos da camada social média baixa e ascenderam socioeconomicamente, mudando o panorama daquilo que vivenciaram na infância. A essência da natureza prática da Educação Física que experimentaram na educação básica foi, em grande parte, reproduzida na formação inicial. Na fase adulta, a prática constante do esporte perdeu o lugar para o trabalho. No entanto, a prática não deixou de ser repassada. A reprodução continua no formato professor-aluno, porém os agentes são outros: o aluno/atleta de ontem é agora o professor. O espaço da Educação Física na EJA evidenciou um campo de luta social, no qual os interesses de dominação que norteiam as políticas de educação continuam segregando alunos e professores, que se encontram no mesmo ambiente e com o mesmo objetivo: atuação no mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The case study aimed to investigate the teaching constitution of Physical Education teachers who work in Youth and Adult Education (EJA) in state schools of Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), based on their training and professional paths. The focus of the research was the teachers’ views about their own performance in EJA, seeking to unveil the challenges faced in their pedagogical work, considering the peculiar configuration of the groups of students, as well as at school and in the relationship with their peers. According to many teachers, the work at EJA takes a backseat. Bourdieu’s theoretical perspective was taken as reference. The analysis assumed that Physical Education teachers who work in EJA manifest different ways of thinking and reacting in contact with their students, due to their own life conditions: history, schooling and family formation. The qualitative approach included the mapping of EJA in the state of MS, highlighting the space occupied by Physical Education; the assessment of teaching projects designed for EJA teaching; and interviews with four teachers who work in Youth and Adult Education in state schools in Campo Grande, MS. The data demonstrated that the teachers have come from the lower strata of the middle class and have risen economically, thus transforming their background. The essence of the practical nature of Physical Education they experienced in basic education was largely reproduced in their initial formation. In adulthood, the constant practice of the sport gave way to work, but it is still regarded as important. The reproduction continues in the new shape, teacher-student, but the agents are different: the student/athlete of yesterday is currently the teacher. The space of Physical Education in EJA revealed a field of social struggle, in which the interests of domination that guide the education policies still segregate students and teachers, who share the environment and have the same goal: the world of work.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectPhysical Education and Trainingpt_BR
dc.titleEducação Física na Educação de Jovens e Adultos : percursos formativos e profissionais de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sambugari, Márcia Regina do Nascimento-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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