Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3019
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dc.creatorSousa, Vera Luísa de-
dc.date.accessioned2017-01-27T11:46:44Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3019-
dc.description.abstractAs narrativas de vida como instrumentos privilegiados para a constituição de um modo de viver, de ser e de estar mulher-professora, e, como portadoras de potencial para o “cuidado de si” pelo que nos evocam da “escuta de si”, por meio da escuta do outro em nós. Tal é a tese proposta neste trabalho, cujo objetivo principal foi atender à necessidade de tomar consciência da minha própria trajetória, a partir da compreensão sobre como me constituo professora daqui, do meu lugar de mulher. Histórias de vida narradas por quatro professoras foram o mote que desencadeou o processo de compreensão da minha própria trajetória e abriu o caminho para que eu pudesse conhecer meu processo de subjetivação. Trabalhei com memoriais e entrevistas para poder recorrer às duas formas de narrativa que considero fundamentais para os objetivos deste estudo: a escrita e a oral. Narrativa, memória e experiência foram entrelaçadas para que a tese pudesse ganhar vida. Walter Benjamin, Ecléa Bosi e Jorge Larrosa foram essenciais nesta tarefa. Fiz algumas descobertas no decorrer das reflexões, a principal, dentre elas, foi entender o “cuidado de si” como uma atitude que, por depender de escolha e decisão pessoais, dela apenas posso oferecer a proposta de reflexão. Pela característica subjetiva do estudo não há generalização possível. O que posso fazer é, tão somente, semear o desejo do “conhecimento de si” nos(nas) meus(minhas) colegas professores(as).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The narratives of life as privileged instruments for the constitution of a way of living, of being a woman-teacher, and as bearers of potential for "self-care" for what they evoke on us from "self-listening ", through listening to the other in us. That is the thesis proposed in this work, whose main objective was: to meet the need of being aware of my own trajectory, from the understanding of how I am a teacher from here, from my place as a woman. Life stories narrated by four teachers were the motto that triggered the process of understanding my own trajectory and opened the way for me to know my process of subjectivation. I worked with memorials and interviews to be able to make use of the two forms of narrative that I consider fundamental for the objectives of this study: written and oral. Narrative, memory and experience were intertwined so that the thesis could come to life. Walter Benjamin, Ecléa Bosi and Jorge Larrosa were essential in this task. I have made some discoveries during the reflections, being the main one among them the understanding of "self-care" as an attitude that, for depending on personal choice and decision, I can only offer the proposal for reflection. By the subjective characteristic of the study, there is no possible generalization. All I can do is simply sow the desire for "self-knowledge" in my fellow teachers.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectMulheres na Educaçãopt_BR
dc.subjectEducadoraspt_BR
dc.subjectMulheres - identidadept_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectWomen in Educationpt_BR
dc.subjectWomen Educatorspt_BR
dc.subjectWomen - identitypt_BR
dc.titleHistórias de vida e narrativa como possibilidades da escuta de sipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Alberto Albuquerque-
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