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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3007
Tipo: | Dissertação |
Título: | Universidades à deriva: a universidade pública brasileira sob a ótica do referencial teórico de Cornelius Castoriadis |
Autor(es): | Souza, Lívia Borges |
Primeiro orientador: | Tauro, David Victor-Emmanuel |
Abstract: | A presente pesquisa tem por escopo investigar as universidades públicas brasileiras, por meio de suas significações imaginárias sociais. O período de análise que buscamos destacar se refere aos anos de 1995 a 2002. Nesse período, a concepção de Educação Superior modificou-se de maneira substancial. Em detrimento da implantação da Reforma de Estado, as universidades brasileiras são concebidas como organizações, localizadas no setor de prestação de serviços e submetidas à lógica do capital. Para a realização da pesquisa, consideramos relevante rastrear a criação sócio-histórica da universidade ocidental, assim como a transposição do modelo europeu à realidade brasileira. Como instrumento de investigação para a efetivação da análise, utilizamos as legislações e documentos oficiais, assim como obras de estudiosos sobre o assunto, produzidas na época em questao. Nossa pesquisa está estruturada a partir do conceito de significação imaginária social, elucidado na obra de Cornelius Castoriadis (1922-1997). A elucidação de um objeto, a partir do referencial teórico de Cornelius Castoriadis, tem por base sua redescoberta e nova teorização do imaginário, e de seu potencial de criação social-histórica e psíquica. A questão do imaginário tem ligação com o projeto de autonomia social e individual, e o mesmo pode ser localizado em alguns períodos históricos, como o próprio autor demonstra. Atualmente, para Castoriadis, a sociedade ocidental vive uma época de conformismo generalizado, em que os indivíduos perderam a capacidade de questionar o instituído e transformar o que está posto. Nesse contexto, é possível inferir que a universidade pública brasileira se encontra à deriva, submetida à significação máxima do Capitalismo. ABSTRACT - The present research aims to investigate the Brazilian public universities, through their imaginary social significations. The period of analysis that we seek to highlight refers to the years 1995 to 2002. During this period, the conception of Higher Education has changed substantially. To the detriment of the implementation of the State Reform, Brazilian universities are conceived as organizations, located in the service sector and submitted to the logic of capital. To carry out the research, we consider relevant to trace the socio-historical creation of the Western university, as well as the transposition of the European model to the Brazilian reality. As an investigative tool for carrying out the analysis, we use the legislation and official documents, as well as works of scholars on the subject, produced at the time in question. Our research is structured from the concept of social imaginary meaning, elucidated in the work of Cornelius Castoriadis (1922-1997). The elucidation of an object, based on the theoretical framework of Cornelius Castoriadis, is based on its rediscovery and new theorizing of the imaginary, and its potential for social-historical and psychic creation. The question of the imaginary has a connection with the project of social and individual autonomy, and the same can be found in some historical periods, as the author himself demonstrates. Nowadays, for Castoriadis, Western society is experiencing a period of widespread conformity, in which individuals have lost the ability to question the instituted and transform what is in place. In this context, it is possible to infer that the Brazilian public university is adrift, subject to the maximum meaning of Capitalism. |
Palavras-chave: | Ensino Superior Neoliberalismo Significação (Psicologia) Universidades e Faculdades Neoliberalism Meaning (Psychology) Universities and Colleges |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3007 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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