Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Maria de Fátima Xavier da Anunciação de-
dc.date.accessioned2016-10-05T23:53:32Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2948-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo conhecer, pelas vozes de egressos do Curso de Letras, seus saberes com relação ao ensino de leitura literária, levada a efeito na educação básica, para, assim, verificar e compreender quais saberes foram, efetivamente, apreendidos pelos professores recém-formados. Utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como pano de fundo o estudo de caso e a análise crítica do discurso, especificamente, por meio de referenciais teóricos de educação (FREIRE, 2003; 2011; 2013), do discurso (FAIRCLOUGH, 2001), de literatura (CANDIDO, 1995; 1997), de leitura literária (ZILBERMAN, 1988; LAJOLO, 1994; 2001; LAJOLO e ZILBERMAN, 1996; BORDINI e AGUIAR, 1988; PAULINO, 2015[2005]; COSSON, 2012) e de leitor e de leitura por meio dos conceitos da Estética da Recepção (ISER, 2002; JAUSS, 2002; LIMA, 2002; ZILBERMAN, 2008; BORDINI e AGUIAR, 1988; CHARTIER; BORDIEU, 2011; ZILBERMAN e SILVA, 1999), que levam em conta esses fenômenos como prática social, histórica, ideológica e cultural. O corpus discursivo foi coletado por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com egressos de Letras - turma de 2013 - de universidade pública de Mato Grosso do Sul. Justificamos o estudo, pois ele contribuiu para avaliar a formação inicial do professor de língua portuguesa com vistas a repensar as políticas de formação inicial e de formação de leitores no país. As conclusões alcançadas demonstraram que, principalmente, por meio da intertextualidade, os professores de português recém-formados trazem em suas vozes saberes das áreas da linguística, teoria da literatura e da educação que ultrapassam as concepções de um ensino tradicional de literatura. Apontam que o ensino de leitura literária deve se iniciar pelo texto, pela obra literária. O leitor tem papel ativo na leitura e o professor é o mediador, que sugere sentidos ao texto literário. No lugar de professores de português, e, por meio dos saberes apreendidos na formação inicial do curso de letras, os colaboradores desta pesquisa puderam fundamentar suas análises. Foi possível identificar, marcas em seus discursos, que criticavam o ensino de literatura, tendo como base suas vivências e práticas de leituras de sua fase de estudantes, ocorridas na escola básica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The purpose of this study was to learn from graduates of the Faculty of Letters by listening to their voices of knowledge concerning the teaching of literary reading, carried out in basic education, in order to ascertain and understand which knowledge has been effectively apprehended by recent graduate teachers. A qualitative research approach has been used (LÜDKE e ANDRÉ, 1986) and on the background a case study (TRIVIÑOS, 2009) along with a critical discourse analysis (FAIRCLOUGH, 2001),specifically through referencial theorists of education (FREIRE, 2003; 2011; 2013) discourse (Fairclough, 2001), literature (CANDIDO, 1995; 1997), literary reading (ZILBERMAN, 1991; LAJOLO, 1994; 2001; LAJOLO and ZILBERMAN, 1996; BORDINI and AGUIAR, 1988; PAULINE, 2015 [2005]; COSSON, 2012) reader and literature through concepts of Aesthetics of Reception (ISER, 2002; JAUSS, 2002; LIMA, 2002; ZILBERMAN, 2008; BORDINI and AGUIAR, 1988; CHARTIER; BOURDIEU, 2011; ZILBERMAN and SILVA, 1999), who take into account these phenomena as social, historical, ideological and cultural practice. The discursive corpus was collected through semi-structured interviews conducted with graduates from the Faculty of Letters – class of 2013 from the Public University of Mato Grosso do Sul, Brazil. What justifies the study is the fact that it may contribute to assess the inicial pedagogical formation of Portuguese teachers in order to rethink policies for inicial pedagogical formation and also for readers formation across the country.The outcomes showed that mainly through intertextuality, the recent graduate Portuguese teachers bring in their voices the knowledge of the areas of linguitics, theory of literature and education that surpass the concepts of a traditional literature teaching. They also show that the teaching of literary reading should begin from the text, the literary work. The reader has an active role in the reading and the teacher is the mediator who suggests meanings to the literary text. Once they are now in the position of Portuguese teachers, and through the knowledge apprehended in the initial formation in the Faculty of Letters, the collaborators on this project could base their analysis. We were able to identify the impressions expressed in their speeches that brought in criticism to the teaching of literature while having their reading experience and practice grounded on the time they attended basic school.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEstilo Literáriopt_BR
dc.subjectLeitura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectStyle, Literarypt_BR
dc.titleO ensino de leitura literária nas vozes de professores de português recém-formadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho-
Aparece nas coleções:CCHS - Teses e dissertações defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida.pdf749,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.