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dc.contributor.authorAnache, Alexandra Ayach-
dc.contributor.authorMitjáns, Albertina Martinez-
dc.date.accessioned2011-08-03T20:23:27Z-
dc.date.available2011-08-03T20:23:27Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationANACHE, Alexandra Ayach; MITJANS, Albertina Martinez. Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 11, n. 2, dez. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572007000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 ago. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/284-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre a deficiência mental e a partir dessa caracterização, compreender o lugar que nela ocupam as pesquisas direcionadas ao processo de aprendizagem da população com deficiência mental. Para este fim, pesquisamos produções acadêmicas em nível de mestrado e de doutorado no período de 1990 até 2005/2006, registradas no Banco de Teses do Portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que faziam referência à deficiência mental, bem como era o assunto privilegiado por elas. A análise de conteúdo dos resumos permitiu obter informações sobre a data, o locus das pesquisas, o tema tratado e o direcionamento teórico e metodológico. Foram encontradas 122 referências, sendo 38 dissertações e 84 teses. No conjunto dessas produções, os assuntos relacionados à avaliação e ao diagnóstico, ao ensino, às interações sociais, à saúde, à inclusão e à avaliação educacional foram os temas mais contemplados. O tema aprendizagem foi abordado em 6% dos trabalhos (7), demonstrando a necessidade de se construir estratégias para compreensão e aprofundamento desse aspecto visto que ele foi tratado de forma tímida pela academia brasileira. Os resumos das pesquisas assinalam resultados promissores sobre as possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiência mental.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This paper has for its objective the data collection of research on mental deficiency and, from this characterization, the comprehension of the place occupied by research directed to the learning process of members of this group. We analyze the theoretical and methodological orientation of academic production at master's and doctoral levels during the 1990 to 2005/2006 registered in the Theses Bank of the Portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES]. We had found 122 references, 38 dissertations and 84 theses. On the whole, the topics dealt with evaluation and diagnosis, teaching, social interaction, health, inclusion and educational evaluation were the most cited. Learning accounted for 6% of the works (7), demonstrating the necessity for constructing strategies for the comprehension and deepening of this aspect, given the timid form of treatment by the Brazilian academia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPsicologia Escolar e Educacional (Impresso)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência Mentalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDissertações Acadêmicaspt_BR
dc.subjectMentally Disabled Personspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAcademic Dissertationspt_BR
dc.titleDeficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeMental deficiency and scientific production in the CAPES database: the place of apprenticeshipabstractpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200006-
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