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Tipo: Dissertação
Título: O ensino superior reduzido à formação para o trabalho amplia a consciência ou o inconsciente? Uma avaliação com a Psicologia sócio-histórica
Autor(es): Caramalac, Moriele Córdoba
Primeiro orientador: Leão, Inara Barbosa
Abstract: Esta pesquisa teve por finalidade realizar um estudo sobre a concepção sóciohistórica de inconsciente e sua relação mediada pelo ensino superior com a consciência. Para tal baseamos nossa pesquisa nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica e seu método materialista histórico-dialético, portanto entendemos que a constituição do homem se dá a partir do tipo de relação que este estabelece com o mundo e de acordo com o momento histórico de sua existência. Realizamos um levantamento do conceito de inconsciente nos estudos de Vigotski e de como a educação determina a estruturação psíquica como um todo, inclusive na relação entre consciência e inconsciente. Para analisarmos de que forma o ensino superior, especificamente o voltado para a formação profissional, participa da constituição psíquica dos sujeitos, analisamos o contexto educacional do Brasil e também realizamos uma entrevista com um recém formado no curso de engenharia. Para a análise da entrevista utilizamos a técnica da Análise Gráfica do Discurso Simplificada que nos permite identificar o discurso não desdobrado na fala do entrevistado. Esta pesquisa nos permitiu perceber que o ensino superior, principalmente aquele que visa apenas a formação profissional, tem dificuldades em promover a tomada de consciência dos sujeitos, uma vez que a educação não consiste apenas na passagem de conhecimento, seja ele prático ou teórico, mas sim na modificação estrutural do psiquismo. Ou seja, a educação em si não transforma conteúdos inconscientes em conscientes, mas é responsável pelo surgimento de funções psicológicas capazes de fazê-lo.
ABSTRACT - This research aimed to conduct a study on the socio-historical conception of the unconsciousness and its relation with consciousness, mediated by higher education. For this we base our research on the assumptions of Socio-Historical Psychology and its historical-dialectical materialist method, so we understand that the constitution of man is given from the relation that it establishes with the world and according to the historical moment of its existence. We research the concept of unconsciousness in the studies of Vygotsky and how education determines the psychic structure, including the relation between consciousness and unconsciousness. To analyze how higher education, specifically aimed at professional education, participates in the psychic constitution of the subject, we analyzed the educational context of Brazil and also conducted an interview with a newly formed in the course of Civil Engineering. For the analysis of the interview we use the technique of Simplified Graphic Discourse Analysis that allows us to identify the discourse not deployed in the speech of the interviewee. This research has allowed us to realize that higher education, especially that which relates only to professional education, have difficulties in promoting awareness of the subject, because education is not only the passage of knowledge, practical or theoretical, but is psyche structural modification. That is, just education does not transform unconscious contents into conscious, but is responsible for the emergence of psychological functions able to do it.
Palavras-chave: Educação Superior
Ensino Superior
Consciência
Inconsciente (Psicologia)
Education, Higher
Conscience
Unconscious (Psychology)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2682
Data do documento: 2015
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