Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2532
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ana Lúcia Martins de-
dc.date.accessioned2016-01-25T20:09:28Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2532-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar se a participação no Programa de Apoio ao Estudante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é fator de desenvolvimento da consciência dos acadêmicos. Tem como base teórica para análise e discussões os pressupostos da Teoria Psicológica Sócio-Histórica, desenvolvida por L. S. Vigotski, de orientação Materialista Histórico-Dialética. Utilizamos como procedimentos técnicos a realização de Grupo Focal com os estudantes para coleta de dados e a aplicação de Análise de Conteúdo. Sendo assim, realizamos um estudo sobre a Educação, sobre a constituição histórica da universidade no Brasil e sobre os determinantes externos e internos que atuam sobre essa instituição no país. Os resultados obtidos indicam que a Assistência Estudantil na Universidade brasileira caracteriza-se mais como uma política compensatória do que emancipatória, demonstrando a necessidade de elaborar ações para que o Programa de Apoio ao Estudante promova efetivamente a ampliação da consciência em direção a uma atuação capaz de transformar a realidade dos estudantes atendidos. A universidade pode ser compreendida em duas vertentes, a primeira delas relacionada à formação de uma elite pensante e a segunda, de formação de mão de obra para os provenientes da classe popular, onde se mantém e reafirmam as diferenças de classes. Pudemos entender a importância das determinações sociais para a constituição da identidade dos sujeitos particulares e também da identidade do grupo de estudantes que participam do Programa de Apoio ao Estudante. Tal grupo é composto, em sua maioria, por mulheres, solteiras, com idade entre 18 e 24 anos, sem filhos e provenientes do Mato Grosso do Sul, que residem com os pais num grupo de até quatro pessoas, no mesmo município do Campus em que estudam, em residência não própria. Estão no 3º/4º semestre de cursos na área de Humanas, bacharelado, em turno integral e compartilham uma renda per capita que não ultrapassa o valor de R$350, com até quatro pessoas. A pesquisa evidencia que o grupo compartilha dos significados sociais presentes em nossa sociedade, ainda que reproduzam valores ideológicos não compatíveis com sua origem de classe. Entretanto, ao reproduzirem conteúdos da ideologia dominante, principalmente relacionados à condição socioeconômica do grupo, não se dão conta de que essa condição não está determinada individualmente, sendo resultado das relações que se dão nesta sociedade capitalista. Os estudantes não se percebem como parte desse processo político, que muitas vezes conseguem descrever, sem nele se incluírem como parte diretamente afetada. Tal compreensão resultaria no entendimento de um processo social que culminaria na organização desse grupo em direção a uma organização que busque a transformação da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This study aims to analyze if the participation in the Program of Student Assistance of the Federal University of Mato Grosso do Sul is a factor for consciousness development to the academics. The theoretical basis for analysis and discussion is the assumptions of Psychological Socio-Historical Theory, developed by L. S. Vygotsky, guidance by Materialist Dialectics-History. We used as a technical procedure of collecting data the realization of the Focal Group with students and, with data obtained, the application of Content Analysis. Therefore, we conducted a study on Education, on the historical constitution of the university in Brazil and on the external and internal determinants that influence this institution in the country. The results obtained indicate that the Student Assistance in Brazilian is better characterized as a compensatory than emancipatory policy, demonstrating the necessity to develop actions for the Program of Student Assistance effectively promote the expansion of consciousness toward an acting capable of transform the attended students’ reality. The university can be understood in two aspects, the first one related to the formation of a thinking elite and also, the second one, training of manpower for those from the working class, where it maintains and reaffirm class differences. We were able to understand the importance of social determinants for the formation of individual subjects’ identity and also the identity of the group of students participating in the Program of Student Assistance. This group is composed mostly by women, single, aged 18 and 24, without children and from the Mato Grosso do Sul, residing with parents in a group of up to four people in the same city on Campus studying, not to own residence. Are in the 3rd/4th semester of courses in Humanities, Bachelor, full-shift and share a per capita income that does not exceed the value of R$350, with up to four people. The research shows that the group shares social meanings present in our society, even reproducing ideological values incompatible with their origin of class. Meantime, to reproduce content of the dominant ideology, mainly related to the socioeconomic conditions group, do not realize that this condition is not individually determined, being a result of relationships that occur in this capitalist society. The students do not perceive themselves as a part of this political process, which often can describe without being included as part directly affected. Such comprehension would result in the understanding of a social process that culminated in the organization of this group toward a transformation of society.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidades e Faculdadespt_BR
dc.subjectUniversities and Collegespt_BR
dc.subjectEstudantes Universitáriospt_BR
dc.subjectCollege Studentspt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectConsciousnesspt_BR
dc.subjectEstudantes - programas de assistênciapt_BR
dc.subjectStudent Assistance Programspt_BR
dc.subjectPolítica Socialpt_BR
dc.subjectSocial Policypt_BR
dc.titleNão iguala e ainda diferencia: as implicações do programa de apoio ao estudante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na consciência dos acadêmicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leão, Inara Barbosa-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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