Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2529
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dc.creatorSouza, Juberto Antonio Massud de-
dc.date.accessioned2016-01-22T12:17:14Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2529-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar a consciência de classe como possibilidade de ser um mediador para a consciência individual. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, buscamos verificar as determinações que fazem com que uma classe social incida no processo de desenvolvimento da consciência individual. Para tal, realizamos um estudo da obra de Vigotski, Marx e Lenin para objetivar três diferentes momentos da pesquisa: compreender as determinações da consciência social, da consciência de classe e da consciência individual. Sabendo que todas as relações sociais são mediadas, analisamos a importância mediacional que torna possível as diferentes graduações de formas mais amplas da consciência e maneira pela qual é sintetizada em um indivíduo. Retomamos a discussão do pensamento criativo em Vigotski para colocar em primeiro plano a capacidade criadora humana para se pensar formas de organização dentro de uma classe social. Com resultado da pesquisa, concluímos que sem a consideração da marcação da classe social, e sua respectiva representação consciente da realidade, não é possível a compreensão do processo de desenvolvimento da consciência do indivíduo. Retomar a discussão de como uma sociedade cindida em classes sociais serve como determinação para a processualidade do desenvolvimento da consciência individual é tarefa imediata da psicologia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This present study aims to analyze the class consciousness as a possibility to be a mediator for the individual conscience. Based on the theoretical and methodological assumptions of historical and dialectical materialism, we have verified the determinations that make the incidence of a social class on the development process of individual consciousness. For this, we developed a study of the work of Vigotski, Marx and Lenin to make three different moments of this research: understanding the determinations of social consciousness, class consciousness and individual conscience. Knowing that all social relations are mediated, we analyzed the importance of mediatized relations that makes possible the different grades of higher forms of consciousness and the manner in which is synthesized in an individual. We resume the discussion of creative thinking in Vigotski to put in the foreground the human creative capacity to think about forms of organization within a social class. With the search result, we conclude that without the consideration of the marking of social class, and their respective conscious representation of reality, it is not possible to understand the individual's awareness of the development process. Resume the discussion of how a society divided into social classes serves as determination to processuality of the individual consciousness development is immediate task of psychology.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência de Classept_BR
dc.subjectClass Consciousnesspt_BR
dc.subjectAutoconsciênciapt_BR
dc.subjectSelf-Consciousnesspt_BR
dc.subjectPensamento Criativopt_BR
dc.subjectCreative Thinkingpt_BR
dc.titleSociedade, classe e individuo: a consciência enquanto representação do movimento realpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leão, Inara Barbosa-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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