Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Francisco José Mendes dos-
dc.date.accessioned2016-01-11T20:13:24Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:54Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2506-
dc.description.abstractTeam-based learning (TBL) is an education instructional strategy that is being increasingly applied in medical schools. TBL focuses mainly on ensuring students to have the opportunity to practice using course concepts to solve problems. More specifically, students are strategically organized into permanent groups, which is expected to estimulate integrative learning. The goal of this educational research is to determine the positive (strengths) and negative aspects (weaknesses) of the students' experience with TBL in the discipline Attention to Women's Health. Groups were also asked to provide suggestions and perceptions for how the TBL could be modified to further enhancing their learning. We conducted a qualitative study, with secondary data on 168 forms with semi-structured questions filled by students. There were positive points in the teaching-learning with construction of conceptual maps, study routine and commitment, understanding the student as an active agent of his/her own knowledge construction process, acquisition of social interaction and solving practical problems. On the other hand, as negative issues were: students´ difficulties in becoming an evaluator in the process. They highlight the needing of trained teachers upon TBL methodology. Students had suggested to rearrange the number of TBL sessions per week, better content/subject distribution and to reorganize the evaluation process.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaúde da Mulherpt_BR
dc.subjectAtenção à Saúdept_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectEducation Assessmentpt_BR
dc.subjectTeacher Educationpt_BR
dc.subjectWomen's Health-
dc.subjectHealthcare Attention-
dc.titleExperiência dos alunos do 4º ano de Medicina na aprendizagem baseada em equipes (TBL) na disciplina atenção a saúde da mulherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiró-Filho, Ernesto Antônio-
dc.description.resumoAprendizagem baseada em equipes – Team based learning (TBL) é uma estratégia instrucional de educação que está sendo cada vez mais aplicada em escolas de medicina. TBL concentra-se principalmente em garantir que os alunos têm a oportunidade de praticar o uso de conceitos do curso para resolver problemas. Mais especificamente, os alunos são estrategicamente organizados em grupos permanentes, o que deverá estimular a aprendizagem integrativa. O objetivo desta pesquisa educacional é identificar os aspectos positivos (pontos fortes) e aspectos negativos (pontos fracos) de experiência dos alunos com TBL na disciplina de Atenção à Saúde da Mulher. Os grupos foram igualmente convidados a apresentar sugestões e percepções de como o TBL poderia ser modificado para melhorar ainda mais a sua aprendizagem. Foi realizado um estudo qualitativo, com dados secundários de 168 formulários com questões semi-estruturadas preenchidas pelos alunos. Houve pontos positivos na aprendizagem como a construção de mapas conceituais, rotina de estudo e compromisso, compreensão do aluno como agente ativo do seu processo de construção do conhecimento, habilidade de interação social e resolução de problemas práticos. Por outro lado, como questões negativas foram: dificuldades dos alunos em se tornar um avaliador no processo. Eles destacam a necessidade de capacitação de professores na metodologia TBL. Os alunos sugeriram a reorganização do número de sessões TBL por semana, melhor distribuição de assuntos e conteúdos para reorganizar do processo de avaliação.-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO JOSÉ MENDES DOS REIS.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.