Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2460
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dc.creatorSilva, Ana Paula Bessa da-
dc.date.accessioned2016-01-04T17:47:49Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2460-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como hipótese que os locais de trabalho influenciam na consciência dos trabalhadores através das suas culturas organizacionais, inclusive as instituições financeiras. Assim sendo, visou-se entender, a partir da teoria psicológica Sócio Histórica, como a cultura organizacional de uma empresa, mais especificamente uma agência bancária, pode alterar a consciência, e consequentemente, a personalidade do sujeito, uma vez que se entende que a personalidade é a síntese dos vários processos e funções que integram a consciência do sujeito. A pesquisa foi orientada metodologicamente pelo materialismo histórico dialético, que permitiu a abordagem dos aspectos psicológicos contemplados nos conceitos de personalidade que é compreendida como um resultado da interação do sujeito com o meio no qual está inserido, sendo influenciado pelo modo de produção vigente e apontam o trabalho e suas relações como constituintes da consciência humana. Analisamos os dados empíricos de duas entrevistas com trabalhadores de uma agência bancária a partir dos estudos de Lane (1984) e Leão (2007) utilizando, sobretudo, a técnica Análise Gráfica do Discurso Simplificada, de Leão (2007) que possibilitou visualizar os movimentos do pensamento desde a forma condensada, isto é, ainda de forma inconsciente para o indivíduo. A partir da interpretação das entrevistas, detectamos conteúdos próprios da Cultura Organizacional em ambos os discursos e deste modo, identificamos que a cultura organizacional de uma empresa pode alterar a personalidade do sujeito. Desta forma, houve uma confirmação na hipótese de pesquisa, visto que a partir do processo de identificação, a Cultura Organizacional medeia e modifica a personalidade do sujeito, contribuindo para manter a estabilidade financeira e lucratividade da empresa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research had as hypothesis that the working places influence the employees's conscience through their organizational cultures, including financial institutions. Therefore,it aimed to understand from the Historical Social Psychological Theory, how the organizational culture of a company, specifically a bank agency, can change conscience and consequently the subject's personality once it is understood that personality is the synthesis of many processes and functions that integrate the subject's conscience. The research was guided by the dialectical historical materialism method, which allowed to approach the psychological aspects included in personality concepts that is a result of the interaction between the subject and the place it is inserted, being influenced by the present mode of production and point the work and its relations like a human conscience contents. We analyzed the empirical data from two interviews with employees of a bank agency from Lane studies (1984) and Leão (2007) using, overall, the Technic Graphical Analysis of Simplified Speech technic, from Leão (2007) which allowed to visualize the thought movements since the condensed form,in other words, even unconsciously to the individual. From the interviews interpretation, we detected contents becoming of organizational culture in both speeches and this way,we identified that the organizational culture of a company can change the subject's personality. Thus, there was a confirmation in the research hypothesis,since that starting of the identification process, the organizational culture mediates and modifies the subject's personality, contributing to maintain the company's financial stability and profitability.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subjectCorporate Culturept_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectPersonalitypt_BR
dc.subjectMaterialismo Históricopt_BR
dc.subjectHistorical Materialismpt_BR
dc.subjectBancáriospt_BR
dc.subjectBank Employeespt_BR
dc.subjectMaterialismo Dialéticopt_BR
dc.subjectDialectical Materialismpt_BR
dc.titleMediações da cultura: a organizacional concretiza as determinações materiais do trabalho e a personalidade do trabalhador a reproduzpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leão, Inara Barbosa-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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