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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalha, Diovani Cavalheiro-
dc.date.accessioned2015-12-16T14:39:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2420-
dc.description.abstractNa área de regras as condições que produzem o que tem sido chamado de insensibilidade às contingências ainda não estão claramente identificadas na literatura, sendo que variáveis sociais como o monitoramento de uma tarefa pelo experimentador tem se sido apontadas como uma das possibilidades de explicação. O objetivo específico desta pesquisa foi investigar se o uso de equipamento informatizado, em que a presença/ausência do experimentador ou de uma câmera de vídeo na sala são manipulados, podem interferir no seguimento de regras discrepantes entre os participantes. Vinte estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo e distribuídos em quatro grupos (monitorado pelo experimentador, por uma câmera de vídeo, pelos dois em conjunto e sem monitoramento). A tarefa consistia clicar com o mouse em estímulos na tela do computador em diferentes sequências. Na Fase 1 nenhuma resposta era reforçada (linha de base), na Fase 2 uma instrução que não correspondia às contingências era apresentada. Os resultados mostraram que todos os participantes dos quatro grupos seguiram a instrução discrepante na Fase 2 na maioria das tentativas, sendo que uma maior variação no desempenho pôde ser observado na Fase 1. Assim, um segundo experimento foi planejado com o objetivo de verificar se a inclusão de trechos na instrução discrepante que falavam sobre a ausência de pontos na Fase 1 e existência de outras sequências diferentes da instruída na Fase 2 poderiam produzir uma maior variabilidade nessa fase e sensibilidade às contingências. Dez novos participantes foram distribuídos em dois grupos (monitorado pelo experimentador/câmera de vídeo e sem nenhum monitoramento) e expostos às mesmas fases e condições do experimento anterior. Os resultados mostraram que dois participantes de cada grupo abandonaram o seguimento de instruções discrepantes na maior parte das tentativas, respondendo a outras sequências, mas desses apenas um de cada grupo respondeu de acordo com as contingências programadas. Em conjunto, os dados obtidos pelos dois experimentos mostram a persistência de desempenhos insensíveis entre os participantes mesmo quando variáveis sociais são removidas, porém mudanças em trechos da instrução podem favorecer a sensibilidade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - In the area of rules, the conditions that produce what has been called insensitivity to contingencies are not clearly identified in the literature, and that social variables such as the monitoring of the task by the experimenter has been cited as a possible explanation. The specific objective of this research was to investigate whether the use of computer equipment, in which the presence / absence of the experimenter or a video camera in the room are manipulated, can interfere with the following of inaccurate rules among the participants. Twenty college students were exposed to a procedure of match to sample and divided into four groups. (monitored by the experimenter, by a video camera, by both together and unmonitored). The task was to click with the mouse in stimuli on a computer screen in different sequences. In Phase 1 no response was reinforced (baseline), in Phase 2 an instruction that did not correspond to the contingencies was presented. The results showed that all participants of the four groups followed the inaccurate instruction in most attempts in Phase 2, and a greater variability in performance could be observed in Phase 1. Thus, a second experiment was planned in order to verify whether the inclusion of sections in the inaccurate instruction that talked about the lack of points in Phase 1 and the existence of other sequences different of the one instructed in Phase 2, could produce greater variability in this phase and sensitivity the contingencies. Ten new participants were distributed in two groups (monitored by the experimenter/video camera and unmonitored) and exposed to the same phases and conditions of the previous experiment. The results showed that two participants in each group did not follow the inaccurate instructions in most attempts, responding to other sequences but of these only one of each group responded in accordance with the programmed contingencies. Taken together, the data from both experiments show the persistence of insensitive performances among participants even when social variables are removed, but changes in sections of the instruction may favor sensitivity.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonitorização Eletrônica no Ambiente de Trabalhopt_BR
dc.subjectElectronic Monitoring in The Workplacept_BR
dc.subjectComportamento Verbalpt_BR
dc.subjectVerbal Behaviorpt_BR
dc.subjectControle (Psicologia)pt_BR
dc.subjectControl (Psychology)pt_BR
dc.titleVariáveis sociais e seguimento de regras: efeitos do monitoramento da tarefa com o uso de um equipamento informatizado1pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues-
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