Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2367
Tipo: Dissertação
Título: Dicionários/2012: uma avaliação dos materiais lexicográficos para o Ensino Médio
Autor(es): Soares, Ana Rachel Spalenza
Primeiro orientador: Frübel, Auri Claudionei Matos
Abstract: Este trabalho investigou o uso de dicionários selecionados pelo MEC, por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD – Dicionários (2012) e distribuídos às escolas públicas de todo o Brasil. Mais precisamente, este trabalho analisou o uso dos dicionários do tipo 4 por alunos do Ensino Médio, em escolas públicas do município de Coxim-MS, com o objetivo de verificar, principalmente, a sua funcionalidade como material didático em sala de aula, primordialmente para a aquisição lexical, com base nos preceitos teóricos e metodológicos da Lexicografia, sobretudo na sua vertente pedagógica. Os dados analisados foram coletados a partir de um questionário aplicado a dois grupos distintos, para que posteriormente se desenvolvessem análises tanto quantitativas como qualitativas. Os resultados do estudo indicaram que os dicionários de tipo 4 seguem a produção lexicográfica, exceto um, por não indicar aspectos e informações importantes no que se refere à seleção dos lemas. Também se investigou a causa dos participantes confiarem mais na familiaridade do material que na autenticidade que ele oferecia enquanto dicionário pedagógico, o que contribui para o diagnóstico de que o estudante se relaciona bem com um dicionário à medida que o utiliza com frequência. Constatou-se, ainda, que utilizar poucas, ou nenhuma vez o material gera desconhecimento da funcionalidade, o que acarreta um desinteresse em conhecer o que um dicionário tem a oferecer como material informativo a respeito do léxico. Utilizar com maior frequência um dicionário em sala de aula contribui para a visão de que o dicionário pode ser uma obra pedagógica. Nesse sentido, para que o dicionário possa ser funcional, utilizado de maneira proveitosa, verificaram-se dois fatores: o conhecimento acadêmico do docente em relação à ciência lexicográfica e a proficiência do estudante como sujeito consulente acerca das obras lexicográficas adquiridas por meio de uma formação sistêmica e atuante no ensino.
ABSTRACT -This study investigated the use of dictionaries selected by MEC, through the National Textbook Program - PNLD - Dictionaries (2012) and distributed to public schools throughout Brazil. More precisely, this study analyzed the use of type 4 dictionaries for high school students in public schools in the municipality of Cushion-MS, in order to verify mainly its functionality as teaching material in the classroom, primarily for lexical acquisition, based on the theoretical and methodological principles of lexicography, especially in its educational aspect. Data were collected from a questionnaire administered to two groups, so that subsequently develop both quantitative and qualitative analyzes. The study results indicated that the type of dictionaries 4 follow the lexicographical production, but one not indicate aspects and important information regarding the selection of slogans. Also investigated the cause of the participants rely more on the familiarity of the material in the authenticity he offered as a pedagogical dictionary, which contributes to the diagnosis of the student relates well as a dictionary uses frequently. It was found also that use few, if any time the material generates lack of functionality, which carries a disinterest in knowing what a dictionary has to offer as information material about the lexicon. Make more use a dictionary in class contributes to the view that the dictionary can be a pedagogical work. In this sense, that the dictionary can be functional, used profitably, there were two factors: the scholarship of teaching in relation to the lexicographical science and the student's proficiency as a subject consultant about the lexicographical works acquired through training systemic and active in teaching the language.
Palavras-chave: Lexicografia
Língua portuguesa - lexicografia
Enciclopédias e Dicionários
Lexicography
Portuguese Language - lexicography
Encyclopedias and Dictionaries
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2367
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Rachel Spalenza Soares.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.