Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2154
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dc.creatorArinos, Edgard José dos Santos-
dc.date.accessioned2015-03-22T19:28:52Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2154-
dc.description.abstractAlgumas discussões no ensino de matemática evidenciam a importância do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com atividades didáticas envolvendo temas atuais, com assuntos de interesse dos alunos, que estimulem a curiosidade e que desencadeiem um processo cognitivo que permita a construção de novos conhecimentos. Neste trabalho apresentamos a criptogra a como fator motivador para o aprendizado de matemática, pois ela surgiu da necessidade de proteger mensagens e informações secretas. Nosso principal objetivo foi apresentar uma ferramenta que pode tornar as aulas mais dinâmicas e atraentes, almejando assim uma melhor compreensão dos conceitos matem áticos que estão relacionados com a criptogra a. Para isso contamos um pouco da história da criptogra a ao passar dos anos e apresentamos algumas atividades relacionadas a ela, que terão como foco os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Diante de toda a história relatada e das atividades apresentadas percebemos que a criptografiaa é uma ferramenta que pode contribuir no aprendizado da matemática.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Some discussions in the teaching of Mathematics emphasize the importance of the development of teaching and learning processes with the use of didactic activities involving current issues, with issues of students interest which stimulate curiosity and set o a cognitive process that allows the construction of new knowledge. This paper shows the encryption as a motivating factor for learning Mathematics, because it arose from the need to protect messages and secret information.Our main goal was to present a tool that can make classes more dynamic and attractive, aiming to achieve a better understanding of the mathematical concepts related to encryption. For that, we told a little of the history of cryptography over the years and we presented some activities related to it, the focus will be on the students of elementary and high school. Before all the history reported and the activities presented we realized that encryption is a tool that can contribute to the learning of Mathematics.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriptografiapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem por Atividadespt_BR
dc.subjectCryptographypt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectActive Learningpt_BR
dc.titleCriptografia: aplicações no ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Janete de Paula Ferrareze-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

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