Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Eder Regiolli-
dc.date.accessioned2015-03-22T15:35:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2152-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fornecer ferramentas que facilitam a visualização da elipse, da hipérbole e da parábola, auxiliando o professor no ensino dessas curvas. Para isso, usamos o software de geometria dinâmica, chamado Geogebra, e dobraduras para apresentar atividades que utilizando o computador e materiais concretos, auxiliam no estudo das cônicas e de suas aplicações. O objetivo principal dessas atividades é despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para a importância dessa parte da matemática. Apresentamos ainda, um breve histórico dessas cônicas, e também conceitos fundamentais para o estudo desses objetos, como por exemplo, suas definições e equações. Um dos principais motivos da escolha do tema acima citado, é que apesar das cônicas apresentarem um amplo campo de utilização, como por exemplo, em astronomia, arquitetura, engenharia, física, etc., observa-se que às vezes esse conteúdo acaba não sendo trabalhado no Ensino Médio. Apresentamos também, algumas aplicações da elipse, da hipérbole e da parábola, para mostrar a importância das cônicas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This work aims to provide tools that facilitate the visualization of the ellipse, hyperbole and parable, assisting the teacher in the teaching of these curves. For this we use the dynamic geometry software, called Geogebra, and folds to present activities that using the computer and concrete materials, assist in the study of conic and its applications. The main objective of these activities is to arouse the interest of high school students to the importance of this part of mathematics. We also present a brief history of these conical, and also fundamental concepts for the study of these objects, such as their definitions and equations. One of the main reasons for the choice of the theme mentioned above, is that despite the conical present a wide field of use, such as in astronomy, architecture, engineering, physics, etc., it is observed that sometimes this ends up not being content worked in high school. We also present some applications of the ellipse, hyperbole and parable to show the importance of conic.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElipse (Geometria)pt_BR
dc.subjectCurvas Algébricaspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectEllipsept_BR
dc.subjectCurves, Algebraicpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectCalculuspt_BR
dc.titleCônicas: atividades aplicáveis no ensino médio com auxílio de geometria dinâmica e dobraduraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Janete de Paula Ferrareze-
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDER REGIOLLI DIAS.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.