Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola | - |
dc.creator | Gouveia, Andrea Barbosa | - |
dc.creator | Benini, Élcio Gustavo | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-03T19:20:35Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2114 | - |
dc.description.abstract | Apresentam-se resultados de pesquisa utilizando como fonte o banco de dados Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é verificar informações sobre remuneração de professores de ensino médio nas capitais brasileiras e, ao mesmo tempo, refletir sobre o potencial dessa base de dados para a análise. A opção por um recorte analítico relativo a professores de ensino médio deve-se à constatação de que, para o período compreendido entre 1996 e 2008, os dados sobre tais empregos estavam mais bem informados na RAIS, embora ela apresente certa irregularidade nas informações sobre o setor público. O período histórico selecionado deve-se à hipótese de que a política de fundos vigente entre 1998 e 2006, que priorizou o ensino fundamental, poderia ter efeito negativo na remuneração de professores de ensino médio. Para analisar as médias de remuneração, utilizaram-se o salário mínimo e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como indexadores que permitem comparação do poder aquisitivo no período. Este estudo exploratório parece confirmar uma relação negativa, esperada, entre a priorização do ensino fundamental via políticas de fundos e a remuneração dos professores de ensino médio; além disso, evidencia o afastamento entre a valorização do salário mínimo nacional e a política de valorização do magistério, e, finalmente, expõe fragilidades da RAIS para o trabalho com os dados de remuneração do setor público de forma desagregada. Todavia, a coincidência entre os resultados deste trabalho e de estudos que se debruçaram sobre outras bases de dados indica a pertinência da continuidade das análises. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Educação e Pesquisa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.subject | Salários | pt_BR |
dc.subject | Professores - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Education and State | pt_BR |
dc.subject | Public Policy | pt_BR |
dc.subject | Wages | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Brazil | pt_BR |
dc.title | Remuneração de professores no Brasil: um olhar a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012000200005 | - |
Aparece nas coleções: | CCHS - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Remuneração de professores no Brasil.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.