Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Maria Dilnéia Espíndola-
dc.creatorGouveia, Andrea Barbosa-
dc.creatorBenini, Élcio Gustavo-
dc.date.accessioned2014-12-03T19:20:35Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:14Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2114-
dc.description.abstractApresentam-se resultados de pesquisa utilizando como fonte o banco de dados Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é verificar informações sobre remuneração de professores de ensino médio nas capitais brasileiras e, ao mesmo tempo, refletir sobre o potencial dessa base de dados para a análise. A opção por um recorte analítico relativo a professores de ensino médio deve-se à constatação de que, para o período compreendido entre 1996 e 2008, os dados sobre tais empregos estavam mais bem informados na RAIS, embora ela apresente certa irregularidade nas informações sobre o setor público. O período histórico selecionado deve-se à hipótese de que a política de fundos vigente entre 1998 e 2006, que priorizou o ensino fundamental, poderia ter efeito negativo na remuneração de professores de ensino médio. Para analisar as médias de remuneração, utilizaram-se o salário mínimo e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como indexadores que permitem comparação do poder aquisitivo no período. Este estudo exploratório parece confirmar uma relação negativa, esperada, entre a priorização do ensino fundamental via políticas de fundos e a remuneração dos professores de ensino médio; além disso, evidencia o afastamento entre a valorização do salário mínimo nacional e a política de valorização do magistério, e, finalmente, expõe fragilidades da RAIS para o trabalho com os dados de remuneração do setor público de forma desagregada. Todavia, a coincidência entre os resultados deste trabalho e de estudos que se debruçaram sobre outras bases de dados indica a pertinência da continuidade das análises.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEducação e Pesquisapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectSaláriospt_BR
dc.subjectProfessores - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducation and Statept_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subjectWagespt_BR
dc.subjectTeachers - Brazilpt_BR
dc.titleRemuneração de professores no Brasil: um olhar a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012000200005-
Aparece nas coleções:CCHS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Remuneração de professores no Brasil.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.