Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamus, Renata-
dc.date.accessioned2014-11-27T13:56:32Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2103-
dc.description.abstractAs diversas alterações sofridas pelo conceito de arte ao longo do último século, e intensificadas pelo aquecimento da economia mundial a partir dos anos 1980, transformaram, no limite, os modos de produção, venda e consumo de obras de arte. Tais modificações induzem a uma reflexão sobre o que está sendo feito e o que está sendo visto como arte hoje, principalmente no que diz respeito à produção de artistas que trabalham com objetos em larga escala para atender a uma demanda comercial, como é o caso do brasileiro Romero Britto, que, mesmo não sendo visto como artista pelo público iniciado, consegue ter sua produção legitimada pelas práticas do atual e complexo sistema de arte. O tipo de arte executado por Romero Britto só é passível de compreensão sob um ponto de vista mais amplo, que contemple não só as transformações estéticas provocadas pelo êxito tecnológico do início do século XIX e das novas tecnologias surgidas no final do século XX, como pelo âmbito da proliferação da mídia e da extensão das relações mercantis a novos domínios da vida e da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractDiverse changes occurred in the concept of art over the last century. These changes intensified by the heating up of the world economy starting in 1980, transforming, to the limit, the production methods, sale and consumption of artworks. Such changes lead to a reflection on what is being done and what is being seen as art today, especially with regard to the production of artists working with objects on a large scale to meet a commercial demand. This is also the case with Brazilian artist Romero Britto, who, although not seen as an artist by some, can have his production legitimized by practices of the current and complex system of art. The kind of art executed by Romero Britto is only capable of understanding under a broader point of view, covering not only the aesthetic transformations caused by technological success of the early nineteenth century and of technological developments in the late twentieth century as the context of the proliferation of media and extension of market relations into new areas of life and society.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte Moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectArte Moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectComunicação de Massa e Culturapt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectArt, Modernpt_BR
dc.subjectPopular Culturept_BR
dc.subjectMass Media and Culturept_BR
dc.subjectConsumption (Economics)pt_BR
dc.titleArte, mercado e legitimação: a obra de Romero Brittopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menegazzo, Maria Adélia-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Damus.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.