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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moraes, Paulo Eduardo Benites de | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-26T15:23:15Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:55:20Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2098 | - |
dc.description.abstract | Manoel de Barros nunca escondeu a sua admiração e a influência recebida de Oswald de Andrade. Segundo o poeta, foi a partir da leitura de Oswald que compreendeu que o fazer poético deve primar pelo desvio. Este trabalho tem como objetivo abordar a poética de Manoel de Barros em relação ao projeto poético oswaldiano. Por meio do expediente comparativo, propomos um percurso que discute a questão da influência, e leva em conta a antropofagia como substrato teórico-simbólico para pensar a relação entre os dois autores. O problema desta pesquisa busca saber como Manoel de Barros, no curso de seu projeto poético, recebe, assimila e ressignifica a proposta oswaldiana até chegar à constituição de seu próprio projeto estético. Como base teórica deste estudo, utilizamos os referenciais da Literatura Comparada, que parte desde Antonio Candido (1975), Carvalhal (1998), Nitrini (2000), Pageaux (2011), até passar pelas referências que discutem as temáticas da influência, principalmente Bloom (2002, 2003), além de autores que refletem sobre a questão dos precursores, como em Borges (1956) e T. S. Eliot (1989). Além dos estudos referentes à Antropofagia, considerando o próprio Oswald de Andrade (1928), Perrone-Moisés (1990) e Rocha (2011). A metodologia é construída a partir de exercícios de leitura e interpretação de trechos significativos do corpus selecionado: Pau Brasil (1924) e Cadernos de Poesias do aluno Oswald de Andrade (1927), de Oswald de Andrade, e das obras Poemas concebidos sem pecado (1937) Compêndio para uso dos pássaros (1961) e Livro sobre nada (1996), de Manoel de Barros. As análises mostram que ambos os autores compreendem a poesia como forma de instaurar novas realidades por meio da linguagem. Por um lado, a proposta pioneira de Oswald de Andrade com a antropofagia ressignificando o cenário literário brasileiro contra uma tradição impregnada de conservadorismos e que abriu caminho para a busca de novas formas de expressão artística. Por outro, Manoel de Barros, com seu experimentalismo consolidando uma ars poetica própria marcada pelo desvio e a desleitura de seus precursores. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - Manoel de Barros never hid his admiration and influence received from Oswald de Andrade. According to the poet, was from reading of Oswald who understood that make poetic must Excel at detour. This work aims to approach the poetics of Manoel de Barros in relation to the poetic of Oswald de Andrade. Through the comparative expedient, propose a course that discusses the question of influence, and takes into account the theoretical-symbolic as substrate Anthropophagy to think the relationship between the both authors. The problem of this search want know how Manoel de Barros, in the course of his poetic project, receives, assimilates and give a new significance to the project of Oswald until consolidated a project aesthetic particular. As theoretical basis of our research we use the references of comparative literature, since Antonio Candido (1975), Carvalhal (1998), Nitrini (2000), Pageaux (2011), to go through the references that discuss the issues of influence, mainly Bloom (2002, 2003), as well as authors who reflect on the issue of precursors, as in Borges (1956) and T. S. Elliot (1989). In addition to studies relating to Cannibalism, mainly Oswald de Andrade (1928), Perrone-Moisés (1990) and Rocha (2011). The methodology is built from exercises in reading and interpretation of significant stretches of the selected corpus: Cadernos de Poesias do aluno Oswald de Andrade (1927), by Oswald de Andrade, and Poemas concebidos sem pecado (1937) Compêndio para uso dos pássaros (1961) e Livro sobre nada (1996), by Manoel de Barros. The analyses show that both authors understand the poetry as a way to introduce new realities by means of language. On the one hand, the proposal of Oswald de Andrade pioneer with Anthropophagy redefines the Brazilian literary scene against a tradition steeped in conservatisms and which paved the way for the search for new forms of artistic expression. On the other, Manoel de Barros, with his experimentalism consolidating an ars poetica own marked detour and misreading of his precursors. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Barros, Manoel de, 1916-2014 | pt_BR |
dc.subject | Andrade, Oswald de, 1890-1954 | pt_BR |
dc.subject | Antropofagia na Literatura | pt_BR |
dc.subject | Brazilian Poetry | pt_BR |
dc.subject | Cannibalism in Literature | pt_BR |
dc.title | Manoel de Barros: poeta antropófago | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Grácia-Rodrigues, Kelcilene | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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