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dc.creatorNatividade, Carolina dos Santos Jesuino da-
dc.date.accessioned2014-11-15T05:13:39Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/2080-
dc.description.abstractUm aspecto relevante do comportamento verbal é a inicial independência funcional entre diferentes operantes verbais. A independência funcional entre operantes verbais descrita por Skinner pode ser expandida para dentro do mesmo operante, o intraverbal. Foi ensinado a estudantes universitários um sentido de pares de intraverbais português-inglês e inglês-português e testado a emergência da reversão das relações intraverbais sem treino específico. O experimento dividiu-se em duas fases cuja diferença consistiu nos pares de palavras apresentados. Cada fase foi composta por Treino de relação intraverbal, Teste de Reversão e Treino de Reversão. Os resultados encontrados apontam que houve efeito da primeira fase sobre a segunda, havendo emissão de reversibilidade intraverbal com menos blocos no Treino de Reversão na segunda fase, porém sem precisão de reversibilidade em ambas as fases antes do treino específico. Discute-se que saber relações intraverbais em um sentido não é suficiente para que haja a emergência precisa de relações intraverbais no sentido inverso e a reversibilidade do operante intraverbal é decorrente de história de reforçamento.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - A relevant aspect of verbal behavior is the initial functional independence between several verbal operants. Functional independence between verbal operants described by Skinner can be expanded into the same operating: the intraverbal. Was taught to undergraduate students a sense of pairs of intraverbal Portuguese-English and English-Portuguese and tested the emergency of the reversal of intraverbal relations without specific training. The experiment was divided into two phases whose difference consisted in pairs of words used. Each phase was composed of intraverbal Training, Testing and Training Reversal. The results indicate a significant effect of the first phase on the second, there issuing reversibility intraverbal with fewer blocks on Training Reversal in this phase, but without precise reversibility in both phases before the specific training. It is argued that know intraverbal relations in a sense is not enough that there is the accurate emergence of intraverbal relations in reverse and the reversibility of intraverbal operant is due to a history of reinforcement.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento Verbalpt_BR
dc.subjectCondicionamento Operantept_BR
dc.subjectComportamento e Mecanismos Comportamentaispt_BR
dc.subjectCondicionamento (Psicologia)pt_BR
dc.subjectVerbal Behaviorpt_BR
dc.subjectConditioning, Operantpt_BR
dc.subjectConditioning (Psychology)pt_BR
dc.subjectBehavior and Behavior Mechanismspt_BR
dc.titleEfeito da história de reforçamento da reversibilidade intraverbal sobre o desempenho em relações não treinadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Córdova, Doutor Lucas Ferraz-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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