Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRubert, Evelyn Fuzeta Alves-
dc.date.accessioned2014-08-07T20:20:08Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1973-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado defende a possibilidade de se estudar, no campo da Linguística Aplicada, como um gênero textual, o Guia Didático do Aluno (GDA) elaborado para os cursos de graduação em Letras – Habilitação Português/Espanhol, da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tal posicionamento deve-se ao fato de entendermos, com base nos estudos do Círculo de Bakhtin, a natureza discursiva desse instrumento pedagógico, que consideramos ser um gênero textual secundário, composto pela intercalação de textos em variados gêneros e formado pela hibridização dos gêneros plano de ensino, plano de aula e aula. Para compreender o processo de produção do gênero e o processo de escolha dos objetos de ensino, analisamos um GDA de Língua Espanhola e um de Língua Portuguesa ambos publicados em 2008. Focalizamos as escolhas autorais acerca do conteúdo temático, plano composicional e estilo, a fim de compreender como tais objetos de ensino, construídos sócio-historicamente e legitimados culturalmente, interrelacionam-se discursivamente para formar um objeto cultural complexo.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN - Esta disertación de maestría defiende la posibilidad del estudio, en el campo de la Linguística Aplicada, como un género textual, la Guía Didáctica del Alumno (GDA), elaborada para los cursos de graduación en Letras –Especialización portugués/español, de la Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tal posicionamiento se debe al hecho de comprender, basados en los estudios del Círculo de Bakhtin, la naturaleza discursiva de ese instrumento pedagógico, lo cual consideramos ser un género textual secundario, compuesto por la intercalación de textos en variados géneros y formado por la hibridación de los géneros plan de enseñanza, plan de clase y clase. Para comprensión del proceso de producción del género y el proceso de elección de los objetos de enseñanza, analizamos un GDA de Lengua Española y uno de Lengua Portuguesa, ambos publicados en 2008. Enfocamos las elecciones autorales acerca del contenido temático, del plan composicional y del estilo, con el fin de entender esos objetos de enseñanza, construidos sociohistóricamente y legitimados culturalmente, se inter-relacionan discursivamente para formar un objeto cultural complejo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectEnsino à Distânciapt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.titleO guia didático do aluno como gênero textual: a produção de sentido que aproxima a educação a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Daniel, Maria Emília Borges-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evelyn Fuzeta Alves Rubert.pdf5,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.