Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1965
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso do dicionário no ensino de vocabulário de língua inglesa |
Autor(es): | Fagundes, Renata Borba |
Primeiro orientador: | Frübel, Auri Claudionei Matos |
Abstract: | O dicionário é um dos recursos pedagógicos mais importantes no ensino de vocabulário de
língua estrangeira. Ele auxilia o trabalho do professor e viabiliza uma maior autonomia do
aluno na medida em que ele, proficiente no seu uso, pode recorrer ao dicionário sem o auxílio
do professor. No entanto, pesquisas têm revelado problemas com relação ao seu uso no
contexto de ensino/aprendizagem, sobretudo nas aulas de Língua Inglesa. Vital (2006),
Fagundes (2008) e Ratund (2011) observaram que no contexto escolar de Mato Grosso do
Sul, o dicionário não estava presente em todas as aulas, a tradução era a atividade
predominante e o conhecimento lexicográfico dos alunos era insatisfatório. Diante disso, o
objetivo geral deste trabalho foi discutir o uso do dicionário no ensino de vocabulário da
Língua Inglesa. Os objetivos específicos consistiram em: a) colaborar para que o dicionário
seja mais (eficazmente) utilizado; b) elaborar um inventário dos trabalhos acadêmicos sobre o
uso do dicionário em sala de aula; c) contribuir com a prática pedagógica do professor de
Língua Inglesa. Com o foco no professor, elaboramos atividades de ensino do vocabulário de
Língua Inglesa que contemplam o uso do dicionário bilíngue. Tais atividades se subdividem
por conteúdo vocabular, num total de onze, e se baseiam em textos, os quais foram extraídos
de diversas fontes, priorizando a variedade de gêneros textuais. O público-alvo das atividades
é o 6º ano do Ensino Fundamental, posto que os conteúdos vocabulares trabalhados foram os
determinados pelo Referencial Curricular do Ensino Fundamental de Mato Grosso do Sul.
Como fundamentação teórica, para as questões relativas ao dicionário, baseamo-nos nas
teorias da Lexicografia, com ênfase à Lexicografia Pedagógica. No que se refere a questões
como o professor de língua estrangeira e os métodos e abordagens de ensino de línguas,
calcamo-nos nas teorias da Linguística Aplicada. Por fim, esperamos que por meio de tais
atividades possamos colaborar com a prática pedagógica do professor de Língua Inglesa
assim como contribuir para uma maior valorização e utilização do dicionário e, por fim, que
este trabalho venha a contribuir para os estudos da Lexicografia, sobretudo os da Lexicografia
Pedagógica. ABSTRACT - The dictionary is one of the most important pedagogical resources in the teaching of foreign language vocabulary. It helps the work of the teacher and enables the student to have a greater autonomy as s/he, skilled in its usage, can use the dictionary without the assistance of the teacher. However, researches have revealed problems related to its usage in the teaching/learning context, especially in the English Language classes. Vital (2006), Fagundes (2008) and Ratund (2011) observed that in the school context of Mato Grosso do Sul the dictionary was not present in all the classes, translation was the predominant activity and the students’ lexicographical knowledge was unsatisfactory. In face of this reality, the general objective of this work was to discuss the usage of the dictionary in the teaching of English vocabulary. The specific objectives consisted in: a) to collaborate so that the dictionary is more (effectively) used; b) to inventory the academic works about the usage of the dictionary in the classroom; c) to contribute with the pedagogical practice of the English Language teacher. Focusing on the teacher, we prepared activities for teaching English vocabulary associated to the usage of the bilingual dictionary. These activities are organized according to the vocabulary subject, totalizing eleven, and are based on texts, that were extracted from many sources, giving priority to the array of text genders. The target audience is the 6th grade of Fundamental School, and the vocabulary subjects covered were the ones determined by the “Referencial Curricular” of Mato Grosso do Sul. As a theoretical basis, for the preparation of the activities focused on the usage of the dictionary in the vocabulary teaching, we were based upon Lexicology, and for the issues relating to dictionary, we were based on the theories of Lexicography, with the emphasis on Pedagogical Lexicography. Related to the foreign teacher and to the methods and approaches of language teaching, our theoretical basis was consisted of the theories of Applied Linguistics. Finally, we hope that these activities can collaborate with the pedagogical practice of the English teacher as well as to contribute to an increasingly valorization and usage of the dictionary, besides contributing to the studies of Lexicography, mainly to Pedagogical Lexicography. |
Palavras-chave: | Lexicografia Dicionários Vocabulário Língua Inglesa Pedagogia Lexicography Dictionaries Vocabulary English Language |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1965 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renata Borba Fagundes.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.