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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDib, Camila-
dc.date.accessioned2014-07-31T16:35:33Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1961-
dc.description.abstractA partir da necessidade de aproximar o telespectador da notícia e aumentar a audiência dos telejornais, os apresentadores mudam o jeito de transmitir a informação. Com isso, surge uma questão: que fórmula é essa que ajuda a conquistar o enunciatário? Dentro desse contexto, esta dissertação analisou as estratégias utilizadas nas narrativas jornalísticas, veiculadas em um telejornal regional diário. Com embasamento teórico na perspectiva da semiótica greimasiana, no que concerne aos aspectos das projeções da instância da enunciação no enunciado e das relações entre enunciador e enunciatário, foram analisados os efeitos de aproximação e distanciamento nos textos jornalísticos dos apresentadores do telejornal MS TV, 1ª edição da TV Morena, afiliada da Rede Globo, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Descobriu-se que os enunciadores usam textos mais simples para se aproximar do telespectador e ainda buscam alternativas para uma abordagem que seja de compreensão imediata, uma linguagem que conquiste enunciatários de todas as classes sociais. Também foram realizadas entrevistas com jornalistas da Rede Globo e da TV Morena que permitiram alcançar alguns objetivos: as principais mudanças na linguagem dos telejornais das emissoras onde trabalham, as dificuldades para mudar o jeito de transmitir a notícia e ainda o perfil do jornalista que conseguiu se adequar às mudanças.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Based on the necessity of bringing viewers closer to news and increase the TV News audience, TV anchors change the way information is delivered. With that comes a question: What really attracts the viewers? Within this context, this dissertation has examined the strategies used in journalistics narratives, broadcasted in a regional daily newscast. With theoretical foundation in the perspective of semiotic greimasian, in relation to aspects of the instance projections of utterance in the enunciation and the relations between enunciator and enunciatee, the effects of approximation and distancing of journalistic texts transmitted by presenters of Morena’s TV news program called MSTV 1 edition, affiliated to Rede Globo, in Campo Grande, Mato Grosso do Sul were analyzed. It was found that the enunciators use simpler texts to approach the viewer and they still seek alternatives to an immediate comprehension approach, a language that wins enunciatee of all social classes. Interviews were also performed with TV Globo and TV Morena journalists, which had helped to achieve the following objectives: major changes in the language of the TV news stations where they work, the difficulties to change the way of transmitting the news and even the journalist profile who managed to fit the changes .pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem de Televisãopt_BR
dc.subjectTelejornalpt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectComunicaçõespt_BR
dc.titleA humanização da narrativa jornalística: a linguagem textual que aproxima o telespectador da notícia. O caso MS TV 1ª edição – TV Morenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Gerson Luiz-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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