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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Leme, Sirlene Covre | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-11T12:29:25Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1831 | - |
dc.description.abstract | As campanhas publicitárias são constituídas por diversos tipos de mídia, que se classificam em impressas, eletrônicas sonoras (no caso do rádio) e eletrônicas audiovisuais (no caso da TV, do cinema e do vídeo), além das de internet, mídia que pode unir todas as anteriores e apresentá-las pelo meio digital. Estudos comprovam que estas mídias possuem elementos que atraem a atenção do cliente/público consumidor para a compra. No caso das mídias impressas seus atributos são visuais; no caso das mídias eletrônicas temos atributos sonoros, se considerarmos o rádio, e audiovisuais, se considerarmos a televisão, o cinema e o vídeo; os recursos audiovisuais também são predominantes na internet. Esta dissertação insere-se nesse contexto de campanhas publicitárias e mídias que fazem uso de recursos audiovisuais, ao se propor a fazer uma análise do filme publicitário comercial “Mais que um carro” da Peugeot, produzido pela agência Loducca; este filme foi veiculado nos meses de julho e agosto/2008 e possui 30 segundos de duração. O objetivo principal é investigar os elementos semióticos existentes nas 15 cenas e na assinatura do filme, em relação à imagem e à trilha sonora que compõem o mesmo, com a finalidade de observar se existe um sincronismo entre elas. A dissertação está dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo discorremos sobre publicidade e propaganda e sobre as mídias impressas (que incluem jornais, revistas, folders e mala direta, além de mídias exteriores, como o outdoor), eletrônicas sonoras (rádio com os spots e jingles), eletrônicas audiovisuais (cinema, TV e vídeo) e de internet. Este primeiro capítulo oferece suporte para a análise semiótica do filme supracitado, que se encontra no segundo capítulo dessa dissertação e toma como referencial metodológico a semiótica norte-americana, desenvolvida por Charles Sanders Peirce (1939-1914). Conceitos dessa semiótica foram desenvolvidos por Santaella em Semiótica Aplicada (2004) e o percurso de análise indicado pela autora nesse texto foi colocado em prática nesta dissertação. A análise dos elementos semióticos do audiovisual “Mais que um carro” da Peugeot apontou um encontro entre os significados da imagem e do som no filme, de tal modo a permitir mostrar que ambos ocorrem em sincronia. Com este estudo, além do aprofundamento dos nossos próprios conhecimentos sobre audiovisual e semiótica, pretendemos contribuir para os estudos de audiovisual pelo viés da semiótica, o que poderá estimular outros autores em pesquisas futuras. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - Advertising campaigns are made up of many types of media, which are classified in printed, audio electronic (radio) and audio-visual (Television, film and video), and also the Internet media which may gather all previous and present them digitally. Studies have shown that these media possess attractive elements to the consuming public/client. Regarding to printed media its attributes are visual; electronic media has audible attributes considering the radio, audiovisual attributes considering the television, film and video; audiovisual resources are also prevalent on the internet. This dissertation is part of this media and advertising campaigns context which make use of audiovisual resources, when proposing to make an analysis of Peugeot's commercial advertising film "Mais que um carro” – „More than a car‟- produced by the Loducca agency; this movie lasts 30 seconds was aired from July to August/2008. The main objective is to investigate the existing semiotic elements in 15 scenes and the signature of the film in relation to its image and soundtrack in order to see if there is a synchrony between them. The dissertation is divided into two chapters. The first chapter discourses about marketing and advertising on the printed (including newspapers, magazines, brochures and direct mail, and outdoor media such as billboards), sound (radio spots and jingles), audiovisual (film TV and video) electronic media and Internet. This first chapter supports the semiotic analysis of the film, which is the second chapter of this dissertation and takes the American semiotics developed by Charles Sanders Peirce (1939-1914) as its methodological support. Concepts of this semiotics were developed by Santaella in Semiótica Aplicada (2004) and the analysis path indicated by the author in that text was put into practice in this dissertation. The analysis of the semiotic elements in the Peugeot‟s audiovisual "Mais que um carro" showed a gathering between the image and audio meanings of the film, so that it is possible to notice synchrony between them. With this study we intend, besides deepening our own knowledge regarding audiovisual and semiotics, to contribute to the audiovisual studies from the semiotics perspective, which may encourage other authors in future researches. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Consumption | pt_BR |
dc.subject | Semiologia da Propaganda | pt_BR |
dc.subject | Semiotics of Advertising | pt_BR |
dc.subject | Mídia Publicitária | pt_BR |
dc.subject | Advertising Media | pt_BR |
dc.title | Mais que um audiovisual : um encontro semiótico entre música e imagem no filme comercial mais que um carro da Peugeot | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ghizzi, Eluiza Bortolotto | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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