Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKubota, Renan Carvalho-
dc.date.accessioned2013-11-08T18:46:54Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1829-
dc.description.abstractConsiderando a versão 3D do filme Avatar, do diretor James Cameron, que alterou o cinema por meio das técnicas estereoscópicas, o presente estudo tem como objetivo relacionar a representação tridimensional no filme Avatar com o dispositivo cinematográfico, verificando o modo como à técnica estereoscópica é aplicada para representar o espaço na narrativa cinematográfica. Para justificar este estudo, partimos da evolução da representação do espaço das imagens figurativas, buscando explicar como a imagem pictórica se complexificou ao longo do tempo, incorporando aspectos que imitam o sofisticado sistema de percepção visual humana do espaço. A metodologia para realização desta análise envolve um procedimento técnico laborioso, que utiliza softwares para aferir a paralaxe, utilizados para averiguarmos cuidadosamente à composição de cada plano escolhido. Com a finalidade de demonstrar a hipótese do nosso trabalho de que o filme Avatar incorpora a técnica estereoscópica, buscando produzir significado enquanto elemento de linguagem cinematográfica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - Considering the 3D version of Avatar, director James Cameron, who changed cinema by means of stereoscopic techniques, this study aims to relate the three-dimensional representation in the Avatar movie with the cinematic device, checking how the stereoscopic technique is applied to represent the space in the narrative film. To justify this study, we start from the evolution of representation of figurative images of space, seeking to explain how the pictorial image has been complicated over time, incorporating features that mimic the sophisticated system of human visual perception of space. The methodology for this analysis involves an elaborate technical procedure, which uses software to measure the parallax used to measure the composition of each carefully chosen plan. With the purpose of demonstrate the hypothesis of our work that incorporates film Avatar stereoscopic technique, trying to produce meaning as an element of film language.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica Cinematográficapt_BR
dc.subjectTechnical Filmpt_BR
dc.subjectTerceira Dimensãopt_BR
dc.subjectThird Dimensionpt_BR
dc.subjectFotografia Cinematográficapt_BR
dc.subjectFilm Photographypt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectLinguagem Cinematográficapt_BR
dc.subjectLanguage Filmpt_BR
dc.titleEstereoscopia em Avatar : significação no cinema 3dpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Hélio Augusto Godoy de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENAN CARVALHO KUBOTA.pdf9,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.