Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Edimara Cristina Meliso-
dc.date.accessioned2013-11-06T13:43:37Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1816-
dc.description.abstractA temática apresentada neste trabalho insere-se no âmbito da pesquisa em sociolinguística voltada para a variação fonético-fonológica e os reflexos dessa variação na produção escrita de alunos do ensino fundamental de duas escolas de Campo Grande: uma pública, localizada na área periférica da cidade, e uma particular, localizada na área central urbana. O levantamento e análise das interferências da modalidade oral na produção escrita em Língua Portuguesa foram feitos com base na teoria da Sociolinguística Variacionista. O objeto da pesquisa recai sobre o interesse em mostrar as interfaces entre as linguagens: oral e escrita. O objetivo do trabalho foi o de registrar, descrever e interpretar as marcas das variedades linguísticas fonológicas, nos desvios decorrentes da transposição do ato da fala para a escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, caracterizando e comparando a produção textual dos alunos, e também correlacionando a sua competência linguística com a estratificação social da escola. O método empregado nesta pesquisa foi o da Sociolinguística Variacionista Quantitativa (Labov 1972), com aplicação do programa computacional Goldvarb 2001. Após a compreensão das diferenças na apropriação da escrita dos alunos pelos postulados da sociolinguística foram averiguados os fenômenos da variação linguística e os dois maiores grupos destacados foram: o alçamento das vogais /e/ com 28% e alçamento das vogais /o/, com 21%. Os resultados mostraram que há uma correlação direta entre variáveis sociais e estruturais ligadas aos fenômenos estudados.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The issue presented in this work falls within the scope of sociolinguistic research focused on the phonetic-phonological variation and the effects of this variation in the written production of elementary students from two schools in Campo Grande: a public, located in the peripheral area of the city and a particular located in central urban areas. The survey and analysis of interference in the oral mode of written work in the Portuguese language were based on the Sociolinguistics Variationist‘s theory. This research is analyses the interfaces between languages: oral and written. The aim of this study was to record, describe and interpret the marks of language varieties phonological, the deviations arising from the implementation of the act of speaking to the writing of students in the 5th year of elementary school, characterizing and comparing the textual production of the students, and also correlated with their language skills school social stratification. The method employed in this research was the Variationist Quantitative Sociolinguistics (Labov 1972), applying the computer program Goldvarb 2001. After understanding the differences in the appropriation of students' written by the tenets of sociolinguistics have investigated the phenomena of linguistic variation and the two largest groups are highlighted: The Rising of the vowels / e / with 28% and vowel raising process/ o /, 21 %.The results showed that there is a direct correlation between structural and social variables related to the phenomena studied.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectCódigos e Interferênciaspt_BR
dc.subjectCodes and Interferencept_BR
dc.subjectEscrita (Linguística)pt_BR
dc.subjectWriting (Linguistics)pt_BR
dc.titleDescrição sociolinguística de textos escolares : o público e o privadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Dercir Pedro de-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edimara Cristina Meliso Gonçalves.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.