Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1812
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Simionato, Aparecido Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-06T11:52:07Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:18Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1812 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo dos procedimentos de desmaterialização e de significação do vazio na obra de Orides Fontela, poetisa brasileira que produziu entre 1969 e 1996, para inseri-la em uma tradição poética que se estende de Mallarmé aos concretistas brasileiros, apontando para o trabalho de construção poética centrado na economia, na concisão e na objetividade. Em decorrência e nesta perspectiva, chegamos à leitura comparada de poemas com obras de arte minimalistas que apresentam um mínimo de informação e o máximo de significado. Um processo semelhante de tratar a forma pode ser verificado em ambas as manifestações artísticas, a literária e a pictórica. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This work aims to conduct a study of the dematerialization procedures and of the emptiness significance in the work of Orides Fontela, a Brazilian poet who produced between 1969 and 1996, in order to insert her into a poetic tradition which stretches from Mallarmé to Brazilian Concrete poetry pointing to the work of poetic construction centered on economy, conciseness and objectivity. Due to and from this perspective, we come to comparative reading of poems and minimalist works of art which present a minimum of information and the maximum of meaning. A similar process of treating form can be verified in both artistic manifestations. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Minimalismo | pt_BR |
dc.subject | Minimalism | pt_BR |
dc.subject | Arte Moderna | pt_BR |
dc.subject | Modern Art | pt_BR |
dc.subject | Poesia Concreta | pt_BR |
dc.subject | Concrete Poetry | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Language | pt_BR |
dc.title | Corpo silencioso – o vazio na poesia de Orides Fontela | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menegazzo, Maria Adélia | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APARECIDO CARLOS SIMIONATO.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.