Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Alex Nogueira-
dc.date.accessioned2013-11-05T18:32:35Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1811-
dc.description.abstractA temática da significação na arquitetura contemporânea, em especial, no contexto da cidade de Campo Grande – MS, é o ponto de partida desta pesquisa, que trabalha com uma hipótese geral comum a outros estudos afins, de que os objetos arquitetônicos são naturalmente dotados de significação, e de que entender os processos por meio dos quais a significação ocorre se faz necessário para um melhor domínio do fenômeno arquitetônico. Embora tal hipótese já venha embasando estudos na arquitetura, principalmente após a segunda metade do século XX, percebe-se que textos sobre esse tema ainda são escassos e, entre eles, poucos tomam a semiótica como referencial teórico e metodológico. Esta pesquisa se justifica, assim, na clara percepção da negligência, por parte de muitos arquitetos e estudiosos, perante a arquitetura enquanto signo; ao mesmo tempo, protagonista, coadjuvante e cenário das mais variadas relações de significação; daí o papel de estudos desta natureza buscando apontar caminhos possíveis para a análise de tais fenômenos, contribuindo para a compreensão da sua linguagem. A justificativa específica à cidade de Campo Grande é a de que essa negligência geral em torno desse tema é também observada na produção teórica sobre a arquitetura local. Já o interesse desta pesquisa na arquitetura contemporânea se justifica pela intenção de vincular o estudo com o que é vivido hoje em relação à arquitetura, o que não exclui, como mostra a pesquisa, aspectos da história dessa linguagem. Configurando um estudo de caso, a pesquisa propõe a análise da(s) linguagem(ns) arquitetônica(s) empregada(s) em dois edifícios (corpus da análise) existentes na região central da cidade, sendo eles: o da Central de Atendimento ao Cidadão e o da Igreja Universal do Reino de Deus. As razões da escolha são diversas, incluindo semelhanças e disparidades entre um e outro, todavia sempre se detendo ao objeto central da análise, o de colocar o estudo na conjuntura das discussões acerca da significação que perpassam os períodos marcados pelas práticas modernista e pós-modernista na arquitetura, convergindo para sua apropriação pela arquitetura local. A metodologia e a organização do trabalho giram em torno dos objetivos da pesquisa: primeiro, relacionando a arquitetura com problemas de significação em sentido amplo, entendendo-a como linguagem por meio de estudos de arquitetos ou de estudiosos da arquitetura, entre eles os envolvidos com suas expressões e representações no modernismo e no pós-modernismo; segundo, buscando na semiótica, tal como proposta por Charles S. Peirce (1839-1914), e nos seus desdobramentos promovidos por pesquisadores responsáveis por seus desenvolvimentos atuais, entre eles os que propõem uma semiótica da arquitetura, uma ferramenta metodológica e um aparato teórico que viabilizem a análise supracitada; o terceiro e último objetivo é a leitura, compreensão e síntese dos dados acerca dos edifícios que constituem o corpus, levantados à luz desse referencial teórico-metodológico. A maturação de todos os resultados em conjunto caracteriza o resultado final da pesquisa que, dessa forma, pretende contribuir com as bases analíticas da arquitetura e a leitura do espaço urbano, além de gerar especulações que instiguem futuras pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - The subject of meaning in contemporary architecture, especially in the context of the city of Campo Grande-MS, is the starting point of this research. It works with a general hypothesis common to other related studies, which claims that architectural objects are naturally endowed with significance and that understanding the processes by which meaning occurs is necessary for a better mastery of the architectural phenomenon. Although this hypothesis has been supporting studies in architecture, mainly after the second half of the Twentieth Century, it is noticeable that texts on this subject are scarce, and among them, few have taken semiotics as a theoretical and methodological reference. This research is justified, therefore, by the clear perception of negligence from many architects and researchers, in the face of architecture as a sign; at the same time, protagonist, supporting actor and setting of a variety of relationships of meaning; hence the role of such studies trying to identify possible paths for the analysis of such phenomena, contributing to the understanding of its language. The specific justification to the city of Campo Grande is that this general negligence on this issue is also observed in theoretical works on the local architecture. The interest of this research in contemporary architecture is justified by the intention of linking the study with what is experienced nowadays as far as architecture is concerned, which does not exclude, as the research shows, aspects of the history of this language. Setting up a case study, the research proposes the analysis of architectural language(s) used in two buildings (the corpus of the analysis) located in the central region of city, namely: the “Central de Atendimento ao Cidadão” [the Citizen Service Center] and “Igreja Universal do Reino de Deus” [Universal Church of the Kingdom of God]. There are several reasons for this choice, including similarities and differences between them, but always focusing on the central object of the analysis: to put the study in the conjuncture of the discussions about meaning that go through the periods marked by the modernist and postmodernist architecture practices, converging to its appropriation by the local architecture. The methodology and organization of the work revolve around the objectives of the research: first of all, to relate architecture to problems of meaning in a broad sense, understanding it as a language through studies of architects or researches, among them those involved with their expressions and representations in modernism and postmodernism; secondly, searching in semiotics, as proposed by Charles S. Peirce (1839-1914), and its novelties promoted by researchers responsible for its current developments, including those who propose semiotics of architecture, a methodological tool and a theoretical apparatus to enable the above mentioned analysis; the third and final goal is the reading, comprehension and synthesis of the data of the buildings that compose the corpus, raised in the light of this theoretical and methodological reference. The maturation of all the results jointly characterizes the outcome of the research, which, in this sense, aims to contribute to the analytical underpinnings of architecture and the reading of the urban space and, besides, to generate speculations that instigate further researches.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArquitetura Pós-Modernapt_BR
dc.subjectPostmodern Architecturept_BR
dc.subjectSigno Linguísticopt_BR
dc.subjectSign (Linguistics)pt_BR
dc.subjectSemiótica da Arquiteturapt_BR
dc.subjectArchitectural Semioticspt_BR
dc.titleDo prefeito ao pastor : signos de uma arquitetura em cursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ghizzi, Eluiza Bortolotto-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEX NOGUEIRA REZENDE.pdf4,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.