Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Maria Lúcia Ortiz-
dc.date.accessioned2013-08-08T14:48:53Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1767-
dc.description.abstractEste estudo busca apresentar algumas considerações a respeito da presença de estudantes de origem boliviana na fronteira Brasil-Bolívia, especificamente nas cidades de Corumbá, Puerto Suarez e Puerto Quijarro. De forma mais particularizada, queremos discutir a relação didático-social no interior da escola de fronteira e, de um modo mais geral, os desafios e dificuldades enfrentados pela criança “migrante” em região de fronteira. É nosso objetivo produzir uma reflexão sobre como se trabalha a construção da identidade nacional e a consciência histórica dentro das propostas curriculares e pedagógicas das escolas situadas na fronteira internacional de Mato Grosso do Sul com a Bolívia. A educação tem papel importante para promover o conhecimento e o respeito entre as diferentes culturas, promovendo a aproximação dos países vizinhos. Pretendemos analisar o estigma, a discriminação e o preconceito sofridos por alunos imigrantes dentro das escolas localizadas na fronteira e fazer uma reflexão sobre esse processo de violência moral que ocorre durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Importante investigar como os professores atuantes no ensino fundamental se posicionam diante dessas atitudes. Outra avaliação que faremos é no tocante à escola como colaboradora no processo de construção da identidade de cada um dos educandos, uma vez que ela constitui o espaço ideal para a prática dos valores éticos. Os aspectos observados nos levam à conclusão de que a escola na fronteira ainda é deficitária em políticas públicas que de fato contemplem as particularidades da região fronteiriça.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN - Este estudio busca presentar algunas consideraciones al respecto de la presencia de los estudiantes de origen boliviana en la frontera Brasil-Bolívia, especificamente en la región de Corumbá, Puerto Suarez e y Puerto Quijarro. De forma mas particular, queremos discutir la relación didactico-social en el interior de la escuela de frontera y de modo general, los desafios y dificultades enfrentados por el niño “migrante” en región de frontera. Es nuestro objetivo producir una reflexión sobre como se trabaja la construcción de la identidad nacional e la conciencia historica dentro de las propuestas curriculares y pedagogicas de las escuelas situadas en la frontera internacional de Mato Grosso do Sul con la Bolívia. La educación tiene papel importante para promover lo conocimiento y lo respeto entre las diferentes culturas, promoviendo la aproximación de los países vecinos. Pretendiemos analizar lo estigma, la discriminación y los prejuicios que sufren los alumnos imigrantes en las escuelas ubicadas en la frontera. Queremos reflexionar sobre este proceso de violencia moral que se produce durante los sociales contactos en la vida escolar cotidiana. Importante investigar como los profesores que trabajan en las escuelas elementales se colocan delante de estas actitudes. Otra evaluación que hacemos dice respecto a la escuela como un colaborador en el proceso de construcción de la identidad de cada uno de los estudiantes, ya que es el lugar ideal para practicar los valores éticos. Los aspectos observados nos llevan a la conclusión de que la escuela em la frontera aún es deficiente en políticas públicas que de hecho contenplen lãs particularidades de la región de frontera.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectÁreas de Fronteirapt_BR
dc.subjectBorder Areaspt_BR
dc.subjectMigrantespt_BR
dc.subjectMigrantspt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.titleO idioma e a escola de fronteira como fatores de inclusão social de crianças e adolescentes em Corumbá-MS (BR)pt_BR
dc.title.alternativeEl idioma e la escuela de frontera como factores de inclusión social de niños y adolescentes em Corumbá-MS (BR)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Gustavo Villela Lima da-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Lucia Ortiz Ribeiro.pdf631,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.