Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Laura Helena de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-08T12:35:23Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1765 | - |
dc.description.abstract | O comércio em Corumbá-MS passou por grandes transformações a partir dos deslocamentos das práticas mercantis que eram feitas com o Paraguai, quando passou a ser o núcleo mercantil mais dinâmico de Mato Grosso, graças à navegação fluvial. Iniciou-se seu declínio como centro comercial quando o rio Paraguai perdeu sua função de principal meio de comunicação e transporte com o norte de Mato Grosso, graças à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e à construção da rodovia Campo Grande-Cuiabá, que desviaram o fluxo dos transportes e comunicações da Bacia do Prata para o interior do país. Fatores externos também contribuíram significativamente para a perda da dinâmica econômica da região. Nas décadas de 1930 e 1940, a cidade ainda era considerada a segunda maior economia do então estado de Mato Grosso integrado, com expressiva participação no comércio de charqueadas, pela exploração comercial do extrativismo mineral e do comércio ribeirinho entre as cidades pelo rio Paraguai. Durante as décadas de 1950 e 1960, a cidade atingiu um grande desenvolvimento industrial, se destacando entre as demais cidades do Estado. Porém, na década de 1970 a maioria dessas indústrias já estava fechada. A partir da década de 1990, intensificaram as novas práticas mercantis, predominantes com a Bolívia. O objetivo deste trabalho foi desenvolver o conhecimento sobre o comércio varejista de fronteira, seus aspectos econômicos, sociais e históricos, bem como traçar a história da Feira BrasBol; através de pesquisa quali-quantitativa, verificou-se os seguintes ítens: perfil sócio-demográfico e econômico dos/das comerciantes da Feira BrasBol; a percepção que os comerciantes da Feira e do centro comercial de Corumbá, bem como os freqüentadores da Feira BrasBol, têm acerca do comércio realizado na Feira; as condições de vida, de trabalho e as relações de comércio realizado na Feira BrasBol. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - The trade in Corumbá-Mato Grosso do Sul went through great transformations due to the displacement of the mercantile practices which were performed with Paraguay, when it started being the most dynamic mercantile nucleus in Mato Grosso, thanks to the fluvial navigation. Its decline as a trade centre initiated when the Paraguay river lost its function as the main means of communication and transport with the north of Mato Grosso, due to the buildings of the railroad Noroeste do Brasil and highway Campo Grande - Cuiabá, which diverted the flux of transports and communication of Bacia do Prata to the countryside. External factors also contributed meaningfully to the lost of the economic dynamic in the region. In the 1930s and 1940s, the city was still considered the second major economy of the integrated Mato Grosso, with expressive participation in the trade of jerky, with the mineral exploitation for commerce an with the riparian trade along the cities through the Paraguay river. During the 1950s and 1960s, the city peaked a great industrial development, distinguishing itself among the other cities of the state. However, in the 1970s, most of these industries had already closed doors. From the 1990s on, new mercantile practices were intensified, predominantly with Bolivia. The aim of this work was to develop the knowledge about the retailing trade in our frontier, its economic social and historicl aspects, as well as to trace the history of the BrasBol fair. Through a qualitative/quantitative research, it was verified the following items: socio-demographic and economic profile of the merchants of BrasBol fair; the awareness that the merchants of this fair and the ones of the trade centre of Corumbá, as well as the regulars who go to that fair, have in relation to the trade performed in the fair. The conditions of life, work and the dealings performed in the BrasBol. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comércio | pt_BR |
dc.subject | Trade | pt_BR |
dc.subject | Áreas de Fronteira | pt_BR |
dc.subject | Border Areas | pt_BR |
dc.subject | Feiras | pt_BR |
dc.subject | Fair | pt_BR |
dc.subject | Geografia Econômica | pt_BR |
dc.subject | Economic Geography | pt_BR |
dc.subject | Relações Internacionais - Brasil - Bolívia | pt_BR |
dc.subject | International Relations - Brazil - Bolivia | pt_BR |
dc.title | Práticas comerciais na fronteira Brasil-bolívia em Corumbá, MS: um estudo sobre a feira brasbol | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins Júnior, Carlos | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laura Helena Arruda da Silva.pdf | 889,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.