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dc.creatorScherer, Daniela Raffo-
dc.date.accessioned2013-08-02T13:05:32Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1743-
dc.description.abstractA aceitabilidade e a utilização das histórias em quadrinhos e das tiras, ou tirinhas como são mais comumente conhecidas, em suportes variados, têm chamado a atenção dos estudiosos da linguística e da semiótica nos últimos anos, como se pode verificar pelo surgimento de inúmeros estudos contemporâneos que as tomam por objeto. Considerando que se trata de um gênero cuja constituição se dá a partir de recursos icônico-verbais, a pesquisa delineada neste trabalho teve como objetivo principal investigar o processo de produção de sentido em quatro tiras da personagem Mafalda, criada pelo cartunista argentino Quino. Para alcançar tal finalidade, a análise desse corpus foi baseada na exploração das três categorias enunciativas – pessoa, espaço e tempo –, a partir dos procedimentos de instauração responsáveis para cada uma delas, seguindo-se os postulados da teoria semiótica discursiva e tendo como foco a observação dos componentes verbal e visual. Os resultados da análise apontaram para a recorrência da articulação entre categorias do plano de expressão e do conteúdo, no verbal e no visual, constituindo as relações semissimbólicas depreendidas no processo de produção de sentido.pt_BR
dc.description.abstractThe acceptability and use of comic books and comic strips in a varied media have drawn the attention of linguistic and semiotic scholars in the past few years. As demonstrated by the emergence of several contemporary studies that take them as object. Considering it is a genre whose constitution starts from iconic-verbal resources, the research outlined in this paper aimed to investigate the process of meaning production in four comic strips of Mafalda, character created by the Argentine cartoonist Quino. To achieve this purpose, the analysis of this corpus was based on the exploration of three enunciative categories - people, space and time - from the responsible establishment procedures for each one of them, following the postulates of the discursive semiotic theory focused on the verbal and visual components observation. The analysis results indicated the recurrence of the articulation between speech and content categories, both verbal and visual, constituting semi symbolic relations inferred in the process of meaning production.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectSemiótica e Artept_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectComic Books, Strips, etcpt_BR
dc.subjectSemiotics and Artpt_BR
dc.subjectLinguistic Analysis (Linguistics)pt_BR
dc.titleAspectos da construção dos sentidos nas tiras da Mafalda: categorias enunciativas no texto verbo-visualpt_BR
dc.title.alternativeAspects on building meaning on Mafalda comic strips: enunciative categories on verb-visual textpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Geraldo Vicente-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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