Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguena, Juliana Nogueira-
dc.date.accessioned2013-08-01T18:20:01Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:14Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1732-
dc.descriptionDocumento retido a pedido do autorpt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, observa-se um interesse de pesquisadores na área da Lexicografia Pedagógica de forma enriquecedora. No entanto, nota-se uma falta de dicionários pedagógicos bilíngues diversificados e, até o momento presente, o Brasil não apresentou um dicionário bilíngue que tenha dado tratamento lexical de modo didático e gramatical ao verbo no formato semibilíngue da Língua Portuguesa, muito menos plurilíngue, dedicado ao ensino de Português língua estrangeira. O formato semibilíngue justificou-se também pelo seu caráter inovador no campo da Lexicografia Pedagógica Bilíngue Brasileira, por oferecer uma nomenclatura verbal que mantém o usuário em maior contato com a língua estudada, a Língua Portuguesa, nos seus aspectos morfológicos, fonéticos, sintáticos, semânticos, com exemplos contextualizados de uso e com alguns paradigmas verbais. Por isso que, o objetivo deste trabalho foi obter, como produto final, o Glossário Didático Semibilíngue de Verbos na direção do português às línguas inglesa e espanhola, dirigida aos aprendizes estrangeiros iniciantes da Língua Portuguesa que é inédito no Brasil. O Glossário deu tratamento lexical aos 144 verbos mais frequentes da Língua Portuguesa, levantados em 4 coleções de livros didáticos recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Além disso, apresenta também outros glossários nas direções: Inglês - Português e Espanhol - Português, somente com os seus equivalentes. Cabe destacar que o glossário se fundamentou na Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) nas questões relativas ao verbo, na Lexicografia e na Lexicografia Pedagógica Bilíngue, apoiando-se nos trabalhos de autores como Haensch (1982), Carvalho (2001) e Duran (2004), entre outros.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - In Brazil, there is an interest of researchers in the area of Pedagogical Bilingual Lexicography in an enriched form. However, note a lack of diverse pedagogical bilingual dictionaries and, until the present moment, Brazil doesn’t present a bilingual dictionary that has given a lexical treatment in a didactic manner and grammatical for verb in semi-bilingual version of Portuguese language, much less plurilingual and dedicated to teaching of Portuguese as foreign language. . The semibilíngue’ form also justified by its innovative character in the field of Brazilian Pedagogical Bilingual Lexicography, by offering a nomenclature verbal that keeps the user more in contact with the studied language, the Portuguese Language, in their morphological , phonetic, syntactic, semantic aspects, with contextualized examples of usage and some verbal paradigms. Therefore, the objective of this work is to obtain, as final product, the Didactic Semi-bilingual Glossary of Verbs from Portuguese to English and Spanish languages, aimed at beginners foreign learners of Portuguese that is unedited in Brazil. The Glossary gave lexical treatment to 144 verbs more frequent in Portuguese Language, which were raised in 4 collections of didactic books recommended by the National Program of Didactic Books (Programa Nacional do Livro Didático - PNLD) for the teaching of Portuguese language in high school. On the side, it also presents other glossaries in directions: English - Portuguese and Spanish- Portuguese, only with their equivalents. It should be noted that the glossary is based on the Brazilian Grammatical Nomenclature (NGB – Nomenclatura Gramatical Brasileira) in verbal questions, in Lexicography and Bilingual Pedagogical Lexicography, relying on works of authors such as Haensch (1982), Carvalho (2001) and Duran (2004), among others.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.subjectDicionários Poliglotaspt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLinguística Comparadapt_BR
dc.subjectLexicographypt_BR
dc.subjectDictionaries, Polyglotpt_BR
dc.subjectSpanish Languagept_BR
dc.subjectEnglish Languagept_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectComparative Linguisticpt_BR
dc.titleGlossário didático semibilíngue de verbos para o ensino de português como língua estrangeira (Português – Inglês / Espanhol)pt_BR
dc.title.alternativeDidactic Semi-bilingual Glossary of Verbs for Portuguese Teaching as Foreign Language. (Portuguese – English / Spanish)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Elizabete Aparecida-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aguena.pdf46,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.