Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Sonia Fátima Leal de-
dc.date.accessioned2012-09-17T18:21:19Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:18Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1620-
dc.description.abstractEsta pesquisa discute formação de professores para os primeiros anos do ensino fundamental, com o objetivo específico de identificar, discutir e problematizar contribuições do letramento profissional para a efetivação de práticas de alfabetização e de letramento nos três primeiros anos do ensino fundamental numa escola municipal de Três Lagoas (MS). A metodologia utilizada foi do tipo etnográfico, com observação de aulas, análise documental da proposta Didática da Rede Municipal de Ensino e entrevista com as professoras alfabetizadoras. Os dados foram organizados, para análise, em quatro categorias: 1) Proposta didática x sistema apostilado; 2) As práticas de alfabetização; 3) As práticas de letramento; 4) Letramento profissional. Constatou-se que os profissionais pesquisados buscam continuamente o aperfeiçoamento profissional e a qualidade do ensino, entretanto não há ênfase na formação específica em alfabetização. Verificou-se, também, que o alfabetizador apresenta confusões teóricas entre letramento e alfabetização e entre construtivismo e métodos. Esses equívocos devem ser superados por meio da contribuição da instituição para a formação do professor em seu local de trabalho, discutindo teoria e prática, ações inseparáveis no processo de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipThis research discusses the training of teachers for the first year of elementary school, with the specific aim to identify, discuss and question the literacy professional contributions to the effectiveness of literacy practices and literacy in the first three years f elementary school in a municipal school of Three Lagoas ( MS). The methodology used was an ethnographic, with classroom observation, document analysis of the proposal of the Municipal Teaching and interview with the literacy teachers. The data were organized for analysis into four categories: 1) Proposed teaching system handouts x, 2) literacy practices, 3) The literacy practices, 4) literacy training it was found that the professionals surveyed continually seek professional development and quality of education, however there is no emphasis on specific training in literacy presents theoretical confusion between literacy and literacy and between constructivism and methods. These misconceptions contribution to teacher the institution’s contribution to teacher training in the workplace, discussing theory and practice, inseparable actions in the teaching processpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLetramento - Três Lagoas (MS)pt_BR
dc.subjectEnsino Profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subjectVocational Educationpt_BR
dc.subjectProfessores de Ensino Fundamental - formaçãopt_BR
dc.titleLetramento profissional: trajetória dos que ensinam a ler e escrever nos três primeiros anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Espíndola, Ana Lucia-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sonia Fatima Leal.pdf921,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.