Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1594
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar |
Autor(es): | Silva, Petrilson Alan Pinheiro da |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo analisar a construção de práticas
de escrita colaborativa entre um grupo de alunos(as) do Ensino Médio,
a partir do uso de algumas ferramentas da Internet. Mais especifi camente,
esta investigação analisa um corpus gerado a partir de um projeto de ensino
de um jornal digital escolar desenvolvido numa escola estadual localizada
no município de Campinas (SP), entre os meses de agosto e dezembro de
2008, com um grupo de voluntários composto por dezenove alunos(as)
do Ensino Médio e por um professor de língua portuguesa. Trata-se de
uma pesquisa de natureza qualitativa, situada no campo da Linguística
Aplicada, que se caracteriza, mais especifi camente, como uma pesquisaação,
cuja intenção não se restringe apenas a compreender ou descrever
o mundo da prática, mas, sobretudo, a tentar transformá-lo. Como base
teórica deste estudo, apoio-me na discussão teórica sobre a revolução
digital ocorrida com o advento da Web 2.0 e mostro como as mudanças
inerentes à passagem da Web 1.0 para a Web 2.0 refl etiram nos processos
de criação na Internet, mais especifi camente, nos processos de (multi)autoria
e de colaboração na rede por meio uso de ferramentas que propiciam
práticas de escrita colaborativa. Por fi m, como dispositivos analíticos para
a análise dos dados gerados, adoto o referencial proposto por Horton et al.
(1991), e adaptado por Lowry et al. (2004), acerca do processo de escrita
colaborativa, que se baseia em: atividades de escrita, estratégias de escrita,
papéis dos participantes e modos de escrita colaborativa. ABSTRACT - The objective of this paper is to analyze the construction of collaborative writing practices among a group of secondary schools students, by means of the use of some Internet tools. More specifi cally, such an investigation analyzes a corpus of textual productions generated over the course of a teaching project of a digital school newspaper developed in a State school, located in Campinas SP, Brazil, between August and December 2008, together with a group of volunteers. The volunteers consisted of nineteen secondary students and a Portuguese teacher. This Constitutes as a qualitative investigation, situated within the Applied Linguistics fi eld, and which is characterized, more specifi cally, as an action research, whose intention is not restricted to understanding or describing the world of practices, but, above of all, to trying to change it. The study is supported by the theoretical discussion about the digital revolution that occurred with the Web 2.0 advent. In particular, I show how changes inherent to the passage from Web 1.0 to Web 2.0 refl ected on the Internet creation processes, more specifi cally, on the (multi)authorship and collaboration on the web by means of tools which promote collaborative writing practices. Finally, as analytical devices for analyzing the data generated, I adopt the references proposed by Horton et al. (1991), and adapted by Lowry et al. (2004), which are based upon: collaborative writing activities, collaborative writing strategies, collaborative writing roles and collaborative writing modes. |
Palavras-chave: | Escrita Writing Web 2.0 (Sistema de Recuperação da Informação) Recursos Eletrônicos de Informação Electronic Information Resources |
Editor: | Calidoscópio |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1594 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | CPAQ - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Petrilson Alan Pinheiro da Silva CPAQ.pdf | 501,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.