Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1551Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Langhi, Rodolfo | - |
| dc.date.accessioned | 2012-06-28T12:50:27Z | - |
| dc.date.available | 2021-09-30T19:56:18Z | - |
| dc.date.issued | 2011 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1551 | - |
| dc.description.abstract | Desde que o chamado movimento das concepções alternativas produziu um lastro de resultados de pesquisas e ampla bibliografia nestas últimas décadas, continuamos a nos inquietar com a problemática da persistência dessas concepções em professores e alunos egressos da Educação Básica. Por isso, neste artigo, preocupamo- nos em debater o seguinte questionamento: para qual direção e atitude atual nos apontam os resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia efetuadas durante o chamado movimento das concepções alternativas? Após apresentar o apoio em uma revisão bibliográfica sobre a pesquisa no âmbito das concepções alternativas em Astronomia, conduzimos uma breve reflexão crítico- ativista sobre a situação vigente da Educação em Astronomia no Brasil, evidenciando a necessidade de tomadas de posição e ações nacionais a respeito, envolvendo as comunidades de astrônomos amadores e profissionais, pesquisadores em ensino de Ciências e a escola. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Since the alternative conceptions movement, in recent decades, a considerable production of results researches and an extensive bibliography was produced, but we continue dissatisfied with the problem of persistence of these conceptions in teachers and students. Then, in this article, we discuss the following question: to which direction and attitude pointing the results of researches about Astronomy Education during the alternative conceptions movement? After presenting a literature review on research about astronomy alternative conceptions, we mediate a brief criticactivist reflection about the status quo of Brazilian Astronomy Education, showing the necessity of a position and national actions, involving communities of amateur and professional astronomers, researchers in Science Education and school. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Caderno Brasileiro de Ensino de Física | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Astronomia - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| dc.subject | Formação Continuada do Professor | pt_BR |
| dc.title | Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.identifier.doi | 10.5007/2175-7941.2011v28n2p373 | - |
| Aparece nas coleções: | FAENG - Artigos publicados em periódicos | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rodolfo Langhi.pdf | 392,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


