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dc.creatorRodríguez, Margarita Victoria-
dc.date.accessioned2012-06-27T13:42:10Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:54Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1548-
dc.description.abstractO artigo discute as contribuições de Condorcet (1743-1794) sobre a educação pública. Esse intelectual participou da Revolução Francesa e colaborou para estabelecer as bases doutrinárias do sistema educativo burguês e definir o projeto educativo liberal republicano, baseado nos postulados teóricos e ideológicos da Ilustração e dos filósofos iluministas que influenciaram o pensamento pedagógico contemporâneo. Para tanto, analisam-se várias fontes documentais escritas por Condorcet. Inicialmente, o Relatório e Projeto de Decreto sobre a Organização Geral da Instrução Pública, apresentado à Assembléia Nacional, em nome do Comitê de Instrução Pública (1792). Além desse texto, também são analisados outros documentos breves, em que o autor insiste na necessidade de se instaurar a instrução pública na República, tais como: a) Sobre as Assembléias Provinciais (1788); b) Post-scriptum (1788); c) o discurso pronunciado à Assembléia Nacional em nome da Academia das Ciências (1790); d) Apresentação Geral da Biblioteca do Homem Público (1790); e) Sobre a Necessidade da Instrução Pública (1793). Nas fontes analisadas, observa-se a insistência na formação moral do homem e da mulher, percebida como uma união radical entre a razão e a moral vivenciada, alicerçada no princípio da autonomia e independência absoluta de qualquer influência, seja religiosa ou do poder político. Nos escritos, propõe-se que todos os cidadãos tenham acesso a uma instrução gratuita em todos os níveis, com o intuito de se oferecer formação física, intelectual e moral para ambos os sexos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilósofos - Françapt_BR
dc.subjectLibertinos (Filósofos Franceses)pt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectPlanejamento Educacionalpt_BR
dc.subjectSociologia Educacionalpt_BR
dc.titleA origem da escola moderna: o legado de Condorcetpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doidoi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9771-
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