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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rodríguez, Margarita Victoria | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-27T13:42:10Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:56:54Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1548 | - |
dc.description.abstract | O artigo discute as contribuições de Condorcet (1743-1794) sobre a educação pública. Esse intelectual participou da Revolução Francesa e colaborou para estabelecer as bases doutrinárias do sistema educativo burguês e definir o projeto educativo liberal republicano, baseado nos postulados teóricos e ideológicos da Ilustração e dos filósofos iluministas que influenciaram o pensamento pedagógico contemporâneo. Para tanto, analisam-se várias fontes documentais escritas por Condorcet. Inicialmente, o Relatório e Projeto de Decreto sobre a Organização Geral da Instrução Pública, apresentado à Assembléia Nacional, em nome do Comitê de Instrução Pública (1792). Além desse texto, também são analisados outros documentos breves, em que o autor insiste na necessidade de se instaurar a instrução pública na República, tais como: a) Sobre as Assembléias Provinciais (1788); b) Post-scriptum (1788); c) o discurso pronunciado à Assembléia Nacional em nome da Academia das Ciências (1790); d) Apresentação Geral da Biblioteca do Homem Público (1790); e) Sobre a Necessidade da Instrução Pública (1793). Nas fontes analisadas, observa-se a insistência na formação moral do homem e da mulher, percebida como uma união radical entre a razão e a moral vivenciada, alicerçada no princípio da autonomia e independência absoluta de qualquer influência, seja religiosa ou do poder político. Nos escritos, propõe-se que todos os cidadãos tenham acesso a uma instrução gratuita em todos os níveis, com o intuito de se oferecer formação física, intelectual e moral para ambos os sexos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filósofos - França | pt_BR |
dc.subject | Libertinos (Filósofos Franceses) | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Educacional | pt_BR |
dc.subject | Sociologia Educacional | pt_BR |
dc.title | A origem da escola moderna: o legado de Condorcet | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.doi | doi: 10.4025/actascieduc.v32i1.9771 | - |
Aparece nas coleções: | CCHS - Artigos publicados em periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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