Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Venise Paschoal de-
dc.date.accessioned2012-05-31T20:12:25Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:41Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1466-
dc.description.abstractCom a utilização de diferentes suportes e também com a utilização de recursos das tecnologias digitais, a arte contemporânea tem apresentado múltiplas formas de experimentações estéticas, que possibilitam a participação do público, garantindo uma obra cada vez mais interativa e colaborativa. A partir do conceito de arte contemporânea interativa, esta dissertação propõe a sistematização e a apresentação, como uma visão panorâmica, dos níveis de abertura da obra de arte participativa, no campo da literatura, do cinema e das artes plásticas. Como exemplificação, analisamos obras específicas de cada modalidade: Livro de Cabeceira, do diretor cinematográfico Peter Greenaway; Se um viajante em uma noite de inverno, romance do escritor Ítalo Calvino; e Osmose e Ephémère, obras de instalação artística e imersão virtual da artista Char Davies, para verificar as possibilidades de abertura e participação do leitor.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte Digitalpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTeoria Literáriapt_BR
dc.titleInteratividade, virtualidade e imersividade: a participação na obra de arte contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menegazzo, Maria Adélia-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Venise Paschoal de Melo.pdf842,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.