Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZwarg, Joanna Durand-
dc.date.accessioned2012-05-31T19:06:04Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:21Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1462-
dc.description.abstractNesta dissertação, estudamos o romance El beso de la mujer araña, do escritor argentino Manuel Puig e a produção cinematográfica homônima dirigida por Hector Babenco (uma coprodução: Brasil/Estados Unidos). Propomos uma leitura que tem como ponto de partida as narrativas de Molina, personagem que conta histórias de filmes assistidos por ela a Valentín. As duas personagens, tanto no romance como no filme, dividem a cela de um presídio em um país da América Latina que vive sob o regime da Ditadura Militar. Nosso objetivo é procurar sugerir, na voz da personagem narradora Molina, formas distintas dos autores Manuel Puig e Hector Babenco perceberem e vivenciarem a América Latina na literatura e no cinema, levando em consideração que tanto no romance como no filme há um encontro entre essas artes, ambos inscrevendo olhares autorais.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we study the novel El beso de la mujer araña, written by the Argentinian Manuel Puig and of the cinematographic production directed by Hector Babenco that carries the same name (a co-production: Brazil/United States of America). Our target is to appreciate both oeuvres having as a starting point Molina’s narratives, character who tells Valentín stories of movies she had already watched. Both characters, be in the novel or in the film, share the penitentiary cell in a Latin American country that lives under the Military dictatorship regimen. We aim to suggest, through the voice of Molina’s narrative character, distinct forms of Latin America perception and living in both authors Manuel Puig and Hector Babenco in both literature and cinema, considering that in the novel, as well as in the movie, there is the confrontation of both arts as they imply an authoral regard. Key-words: cinema, literature, Latin Americapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema - América Latinapt_BR
dc.subjectLiteratura - América Latinapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleDimensões cinematográficas de Molina: olhares de Manuel Puig e Hector Babencopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menegazzo, Maria Adélia-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joanna Durand Zwarg.pdf502,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.