Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14073Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | EVELYN MORALES TORRES ALBA | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-09T19:05:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-09T19:05:37Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/14073 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyze, from a behavioral analysis perspective, how intrafamilial practices influence the development of escape and avoidance behaviors in children. The study was developed through a literature review, based on reference authors in the field, such as Skinner (1953), Sidman (1989), Maier and Seligman (1967), whose contributions were essential for understanding the relationships between environment, behavior, and consequence. The results indicate that coercive and punitive parenting practices, even when producing immediate obedience responses, develop harmful effects such as anxiety, withdrawal, depression and emotional difficulties. The establishment and maintenance of avoidance behavior is maintained by contingencies of negative reinforcement and punishment, in which children learn to avoid aversive stimuli, consolidating avoidance patterns. Furthermore, repeated exposure to punitive environments can elicit effects analogous to learned helplessness, as described by Seligman (1967), compromising autonomy and emotional development. It is concluded that Skinner’s proposed Behavior Analysis, Sidman’s critiques regarding coercitive control, and the functional understanding of children’s behavior should be analyzed according to the impact of coercive contingencies. Alternatively, more reinforcing educational practices favor healthier behavioral repertoires and secure family relationships Keywords: Children; avoidance behavior; escape behavior; avoidance behavior; aversive control. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | crianças | - |
| dc.subject | comportamento evitativo | - |
| dc.subject | comportamento de fuga | - |
| dc.subject | comportamento de esquiva | - |
| dc.subject | controle aversivo. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
| dc.title | COMPORTAMENTO EVITATIVO DE CRIANÇAS EXPOSTAS ÀS PRÁTICAS COERCITIVAS INTRAFAMILIARES: REVISÃO NARRATIVA | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | LIVIA AMORIM CARDOSO | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a perspectiva da análise do comportamento, como práticas intrafamiliares influenciam o desenvolvimento de comportamentos de fuga e esquiva em crianças. O estudo foi desenvolvido por meio da revisão bibliográfica narrativa, baseada em autores referências da área, como Skinner (1953), Sidman (1989), Maier e Seligman (1967), cujas contribuições foram essenciais para a compreensão das relações entre ambiente, comportamento e consequência. Os resultados apontam que práticas parentais coercitivas e punitivas, mesmo produzindo respostas de obediência imediata, desenvolvem efeitos prejudiciais como ansiedade, retraimento, depressão e dificuldades emocionais. A instalação e manutenção do comportamento evitativo é mantida por contingências de reforço negativo e punição, nas quais as crianças aprendem a evitar estímulos aversivos, consolidando padrões de esquiva. Além disso, a exposição repetida a ambientes punitivos pode eliciar efeitos análogos ao desamparo aprendido, conforme descrito por Seligman (1967), comprometendo a autonomia e o desenvolvimento emocional. Conclui-se que, a Análise do Comportamento proposta por Skinner, as críticas de Sidman referente ao controle coercitivo, e a compreensão funcional do comportamento infantil devem ser analisadas segundo o impacto das contingências coercitivas. Como alternativa, práticas educativas mais reforçadoras favorecem repertórios comportamentais mais saudáveis e relações familiares seguras. Palavra-chave: crianças; comportamento evitativo; comportamento de fuga; comportamento de esquiva; controle aversivo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAN) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 26568.pdf | 402,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

