Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13963Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | MILLENA DE SOUZA CASTRO | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-08T00:43:18Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-08T00:43:18Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13963 | - |
| dc.description.abstract | Mourning, from a psychoanalytic perspective, encompasses not only the concrete loss caused by death, but also symbolic losses, such as the rupture of affective bonds and identity transformations. In adolescence, these experiences acquire particular intensity, which makes spaces for listening and symbolization important, as they enable psychic elaboration. This study aims to analyze the contributions of the psychotherapeutic group in the process of mourning elaboration for adolescents. The methodology adopted consists of theoretical research, grounded in psychoanalytic references, authors such as Sigmund Freud (1856–1939), Jacques Lacan (1901–1981), and other contemporary authors who discuss adolescence, mourning, and subjectivity. The interest in this study arose from a practical experience in a psychotherapeutic group with adolescents, carried out during supervised internship. The results indicate that the psychotherapeutic group, as a clinical tool, can contribute significantly to the elaboration of mourning in adolescence through sensitive listening, the sharing of experiences, and the construction of bonds among participants. It is concluded that listening to singularity and recognizing the particularities of adolescent development are crucial for the effectiveness of the group device, as it provides a space for symbolic elaboration and the construction of meaning in the face of the losses inherent to this stage. | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Adolescência | - |
| dc.subject | Luto | - |
| dc.subject | Grupo psicoterapêutico | - |
| dc.subject | Psicanálise | - |
| dc.subject | Subjetividade. | - |
| dc.subject.classification | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
| dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO PSICOTERAPÊUTICO NA ELABORAÇÃO DO LUTO PARA ADOLESCENTES: UMA LEITURA PSICANALÍTICA | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | CAROLINI CASSIA CUNHA BEZERRA | - |
| dc.description.resumo | O luto, na perspectiva psicanalítica, compreende não apenas a perda concreta pela morte, mas também perdas simbólicas, como a ruptura de vínculos afetivos e transformações identitárias. Na adolescência, essas vivências adquirem intensidade particular, o que torna importante espaços de escuta e simbolização que possibilitem a elaboração psíquica. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do grupo psicoterapêutico no processo de elaboração do luto para adolescentes. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa teórica, fundamentada por referenciais da Psicanálise, autores como Sigmund Freud (1856-1939), Jacques Lacan (1901-1981), e outros autores contemporâneos que discutem adolescência, luto e subjetividade. O interesse por este estudo surgiu a partir de uma experiência prática em grupo psicoterapêutico com adolescentes, realizada durante estágio supervisionado. Os resultados indicam que o grupo psicoterapêutico, enquanto ferramenta clínica, pode contribuir significativamente para a elaboração do luto na adolescência, por meio da escuta sensível, da partilha de vivências e da construção de vínculos entre os participantes. Conclui-se que a escuta da singularidade e o reconhecimento das particularidades do desenvolvimento adolescente são cruciais para a eficácia do dispositivo grupal, pois ele fornece um espaço para a elaboração simbólica e a construção de sentidos frente às perdas inerentes a essa fase. | pt_BR |
| dc.publisher.country | null | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Psicologia - Bacharelado (CPAN) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| 31473.pdf | 399,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

