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dc.creatorJADER DA SILVA ALMEIDA-
dc.date.accessioned2025-12-06T16:07:39Z-
dc.date.available2025-12-06T16:07:39Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13923-
dc.description.abstractThe increase in road running practice has been accompanied by a high incidence of injuries, creating the need for effective preventive strategies. Among these strategies, functional tests prove to be essential tools to identify imbalances, asymmetries, and deficits in mobility or stability associated with injury risk. This study aimed to analyze, through a narrative literature review, the relevance of functional tests in identifying dysfunctions and preventing injuries in runners. Five studies published between 2011 and 2024 were selected, all involving functional assessments such as hip strength tests, core stability, mobility, running technique, and the Functional Movement Screen (FMS). The results show that factors such as weakness of the hip external rotators, lumbopelvic instability, reduced mobility, and improper movement patterns are directly related to the occurrence of injuries.Although the FMS has limitations as a standalone predictive tool, specific components such as Deep Squat, Hurdle Step, and Active Straight Leg Raise have shown a significant association with injury risk. Overall, studies indicate that integrated functional assessments, combining analysis of strength, mobility, and motor control, are essential to guide individualized preventive interventions. It is concluded that functional tests are valuable tools for identifying risk factors and directing preventive training, provided they are used correctly and analyze both isolated and integrated factors, helping to reduce the incidence of injuries in road runners.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorredores-
dc.subjectLesões-
dc.subjectTestes funcionais.-
dc.subject.classificationCiências da Saúdept_BR
dc.titleTestes funcionais na prevenção de lesões em corredorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1HELOYSE ELAINE GIMENES NUNES-
dc.description.resumoO aumento da prática da corrida de rua tem sido acompanhado por elevada incidência de lesões, criando a necessidade de estratégias preventivas eficazes. Entre essas estratégias, os testes funcionais se mostram ferramentas essenciais para identificar desequilíbrios, assimetrias e déficits de mobilidade ou estabilidade associados ao risco de lesões. Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, a relevância dos testes funcionais na identificação de disfunções e na prevenção de lesões em corredores. Foram selecionados cinco estudos publicados entre 2011 e 2024, todos envolvendo avaliações funcionais como testes de força do quadril, estabilidade do core, mobilidade, técnica de corrida e o Functional Movement Screen (FMS). Os resultados demonstram que fatores como fraqueza dos rotadores externos do quadril, instabilidade lombo-pélvica, mobilidade reduzida e padrões inadequados de movimento estão diretamente relacionados à ocorrência de lesões. Embora o FMS apresente limitações como ferramenta preditiva isolada, componentes específicos como Deep Squat, Hurdle Step e Active Straight Leg Raise (Agachamento Profundo, Passo sobre Obstáculo e Elevação Ativa da Perna Estendida) mostraram associação importante com o risco de lesões. Em conjunto, os estudos indicam que avaliações funcionais integradas, combinando análise de força, mobilidade e controle motor, são essenciais para orientar intervenções preventivas individualizadas. Conclui-se que testes funcionais representam instrumentos valiosos para identificar fatores de risco e direcionar o treinamento preventivo desde que utilizados de maneira correta e analisando fatores isolados e integrados, contribuindo para reduzir a incidência de lesões em corredores de rua.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física - Bacharelado (FAED)

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