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dc.creatorNICOLAS CUNHA OLIVE-
dc.date.accessioned2025-12-06T13:40:42Z-
dc.date.available2025-12-06T13:40:42Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13917-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis presents the proposition and theoretical foundation of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) on Stellar Astrophysics, aiming to provide a structured didactic model to promote meaningful learning for High School students. The research, of a qualitative and propositional nature, was developed based on a literature review that highlighted the fragmentation of knowledge and the lack of coherent teaching materials as pedagogical challenges in the field of Astronomy and Astrophysics. The theoretical framework of the proposal is anchored in David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Marco Antônio Moreira's methodology for constructing PMYU. The PMTU is addressing essential concepts such as Apparent and Absolute Magnitude, Luminosity, Black Body Radiation, the Hertzsprung-Russell (HR) Diagram, and Stellar Evolution. The didactic model is centered on conceptual progression, starting from the Introductory Problem Situation (“Why don't all stars shine the same?”) and using the Sun's evolutionary cycle as a point of integrative reconciliation to unify the physical properties of stars. The PMTU, designed for the 1st Year of High School and totaling 9 class hours, is aligned with the competencies and skills of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC). Thus, this work is a potential model for approaching Stellar Astrophysics in Basic Education and expanding the possibilities for teaching this field within the school context. A limitation of this work is its inapplicability in a classroom setting with data collection, as it is merely a proposal. Keywords: Astrophysics; Meaningful Learning; Physics Teaching; Astronomy Teaching; Didactic Sequence.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstrofísica-
dc.subjectAprendizagem Significativa-
dc.subjectEnsino de Física-
dc.subjectEnsino de Astronomia-
dc.subjectSequência Didática-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleUNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE ASTRONOMIA ESTELARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LISIANE BARCELLOS CALHEIRO-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a proposição e fundamentação teórica de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Astronomia Estelar, visando oferecer um modelo didático estruturado para promover a aprendizagem significativa de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa, de natureza qualitativa e aplicada, foi desenvolvida a partir de uma revisão de literatura que evidenciou a fragmentação do conhecimento e a carência de materiais didáticos coerentes como desafios pedagógicos na área de Astronomia e Astrofísica. O referencial teórico da proposta está ancorado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na metodologia de construção de UEPS de Marco Antônio Moreira. A UEPS aborda conceitos como Magnitude Aparente e Absoluta, Luminosidade, Radiação de Corpo Negro, o Diagrama Hertzsprung-Russell e a Evolução Estelar. O modelo didático é centrado na progressão conceitual, partindo da Situação-Problema Introdutória e utilizando o ciclo evolutivo do Sol como ponto de reconciliação integrativa para unificar as propriedades físicas das estrelas. A UEPS, desenhada para o 1º Ano do Ensino Médio e totalizando 9 horas-aula, encontra-se em consonância com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, o trabalho se estabelece como um recurso didático potencial para a abordagem da Astronomia Estelar na Educação Básica e ampliando as possibilidades de ensino dessa área no contexto escolar. Uma limitação desse trabalho é a não aplicabilidade em sala de aula com coleta de resultados, pelo fato de ser apenas uma proposta. Palavras-chave: Astrofísica; Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Ensino de Astronomia; Sequência Didática.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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