Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMATHEUS BRITO GUERRISE-
dc.date.accessioned2025-12-05T22:16:34Z-
dc.date.available2025-12-05T22:16:34Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13887-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis examines audiovisual production as a pedagogical mediation in high school Art education. Using a qualitative approach, it proposes a didactic sequence, ideation and scripting, capture, editing, and exhibition/reflection—grounded in accessible tools (smartphones, CapCut, and Clipchamp) and in theoretical references such as Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, José Moran, Jenkins, and Mayer. It argues that audiovisual media, integrated with the triangular approach (appreciation, contextualization, and production) and active learning methodologies, enhances student protagonism, creativity, and media literacy, aligning technical and expressive competencies with communicative goals. The study highlights cognitive gains (synthesis, temporal ordering, and narrative cohesion), socioemotional gains (collaboration, time management, responsibility), and formative outcomes (critical citizenship). It also discusses practical and ethical challenges, unequal infrastructure, limited instructional time, teacher training, and legal considerations regarding image, voice, and copyright—with mitigation strategies such as open-media repositories, formal permissions, and accessibility practices (subtitling and intelligible audio). It concludes that, when intentionally planned, audiovisual production contributes to a more dialogic, creative school aligned with the challenges of the twenty-first century. Keywords: Audiovisual production; Art education; Student protagonism; Media literacy; Active methodologies.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução audiovisual-
dc.subjectEnsino de Arte-
dc.subjectProtagonismo estudantil-
dc.subjectLetramento midiático-
dc.subjectMetodologias ativas.-
dc.subject.classificationArtespt_BR
dc.titlePRODUÇÃO AUDIOVISUAL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA O ENSINO DE ARTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1JOAQUIM SERGIO BORGATO-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa a produção audiovisual como mediação pedagógica no ensino de Arte no Ensino Médio. Com abordagem qualitativa, propõe uma sequência didática, ideação e roteiro, captação, edição e exibição/reflexão, ancorada em ferramentas acessíveis (smartphones, CapCut e Clipchamp) e em referenciais como Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, José Moran, Jenkins e Mayer. Sustenta-se que o audiovisual, integrado à abordagem triangular (apreciação, contextualização e produção) e às metodologias ativas, potencializa o protagonismo discente, a criatividade e o letramento midiático, articulando competências técnicas e expressivas com objetivos comunicativos. Evidenciam-se ganhos cognitivos (síntese, ordenação temporal e coesão narrativa), socioemocionais (colaboração, gestão do tempo, responsabilidade) e formativos (cidadania crítica). São discutidos desafios práticos e éticos, desigualdades de infraestrutura, tempo pedagógico, formação docente e cuidados legais com imagem, voz e direitos autorais, com sugestões de mitigação por meio de acervos de mídia livre, autorizações formais e práticas de acessibilidade (legendas e áudio inteligível). Conclui-se que, quando planejado com intencionalidade, o audiovisual contribui para uma escola mais dialógica, criativa e alinhada aos desafios do século XXI. Palavras-chave: Produção audiovisual; Ensino de Arte; Protagonismo estudantil; Letramento midiático; Metodologias ativas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
21936.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.