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dc.creatorLEANDRO DE SOUZA OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-12-05T18:54:23Z-
dc.date.available2025-12-05T18:54:23Z-
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/13861-
dc.description.abstractThis work presents the development of a validator for graph coloring instances that model the timetabling problem at FACOM, focused exclusively on the allocation of timeslots for classes, not on defining which professors teach each course. The instance is a translation of another approach already implemented at the institution that solves the problem with linear programming. Typical constraints of the process include scheduling conflicts between courses of the same program and semester or taught by the same professor. Since this is an NP-hard problem, the implemented algorithm checks the consistency of a timetabling instance, seeking to identify a valid configuration that assists the automation already in place. Tests carried out with real instances showed that the approach is promising, albeit still incomplete. The validator proved competent in two of the three semesters analyzed, but faced difficulties with a more complex academic term.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColoração de Vértices-
dc.subjectAlgoritmo de Zykov-
dc.subjectTeoria dos Grafos-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleValidação de Instâncias de Coloração de Vértices Aplicado à Alocação de Disciplinaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1VAGNER PEDROTTI-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um validador de instâncias de coloração em grafos que modelam o problema de distribuição de disciplinas na FACOM, focado exclusivamente na alocação de horários para turmas, não na definição de quais docentes ministram cada disciplina. A instância é uma tradução doutra abordagem já implementada na instituição que resolve o pro- blema com programação linear. Restrições típicas do processo são conflitos de horários entre disciplinas do mesmo curso e semestre ou lecionadas pelo mesmo docente. Como se trata de um problema NP-difícil, o algoritmo implementado verifica a consistência de uma instância de horários para turmas, buscando identificar uma configuração válida e que auxilie na automatização já presente. Testes realizados com instâncias reais da FACOM demonstraram que a abordagem é promissora, embora ainda incompleta. O validador mostrou-se competente em dois dos três semestres analisados, porém enfrentou dificuldades com um semestre letivo mais complexo.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Computação - Bacharelado (FACOM)

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